Drama "Esposa Trocada"/Teatro Nacional Popular/T. da Trindade
-
Museu: Museu Nacional do Teatro e da Dança
-
Nº de Inventário: MNT 130236
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Fotografia
-
Autor:
J. Marques (Fotógrafo)
-
Datação: 1967
-
Suporte: papel de fotografia
-
Técnica: positivo a preto e branco
-
Dimensões (cm): Alt. 24 x Larg. 30
-
Descrição: Fotografia de cena do drama "Esposa Trocada" de Thomas Midleton, levada à cena pelo Teatro Nacional Popular em 1967 no Teatro da Trindade.
Em cena e numa atitude que parece de confronto e desafio estão as personagens Tomaso de Bellacqua, irmão do 1º noivo de Beatriz, interpretado por Luis de Campos e Alsemero, 2º noivo de Beatriz, interpretado por Canto e Castro. Há ainda um terceiro ator, não identificado, que assiste a este confronto.
-
-
Origem/Historial: "A ESPOSA TROCADA",drama em 2 partes de Thomas Middleton, levada à cena pelo Teatro Nacional Popular no Teatro da Trindade na temporada de 1967-1968. Direcção do espectáculo de Francisco Ribeiro (Ribeirinho) desenho de figurinos de Abílio de Matos e Silva, versão portuguesa de Carlos Correia. Mário Torres foi o ponto e Daniel Costa o Contra-regra. Interpretação de Assis Pacheco (Vermandero, governador do Castelo de Alicante), Eduardo Jacques (Alonzo de Bellacqua, noivo de Beatriz), Luis de Campos (Tomaso de Bellacqua), Canto e Castro(Alsemero, segundo noivo de Beatriz), Luís Jacobetty (Gasperino, amigo de Alsemero), Ribeirinho (Flores, fidalgo da casa do governador), Costa Ferreira (alibius, médico de loucos), Pedro Pinheiro (Lollio, ajudante do médico), Rui Mendes (António, jovem lunático), Rodolfo Augusto (Primo de António), Carlos Ferreira (um oficial do castelo de Alicante), Ligia Teles (Beatriz, filha do governador), Teresa Mota (Diafanta, criada de Beatriz) e Isabel de Castro (Isabel, mulher de Alibius).
A acção decorre na 2ª metade do século XVI
-
Incorporação: Lurdes Lima
-