Descrição: Cálice de base circular elevada e encimada por botão semi-achatado; pé longo em vidro soprado com forma de balaústre invertido; bojo em forma de concha disposta horizontalmente sobre o pé, com longo bico de um dos lados e uma asa em forma de orelha, acentudamente mais alta, no lado oposto. Sobre a asa foi aplicado fio de vidro e posteriormente escamado com a pinça ("dentilhado"). Vidro transparente incolor na base, pé e asa. Bojo com vidro tra... Ver maisnsparente incolor com laivos a azul, cor de rosa e amarelo dispostos sequencialmente e na horizontal.
Apontamentos dourados distribuidos aleatoriamente por toda a peça. Na base do pé encontra-se etiqueta com o nº de Arrol. PNA ilegível.
Origem/Historial: Segundo o Arrol. PNA, este cálice encontrava-se guardado na denominada Arrecadação de D. Luís. É feita referência a uma garrafa que seria elemento de conjunto mas que ainda não foi localizada.
A coleção Boos-Smith em Veneza tem modelos semslhantes de Giulio Salviati, datadas de finais do século XIX. (MENTASTI, Rosa Barovier; " Galanterie di Vetro. Il Risorgimento vetrario di Murano nella collezione de Boos-Smith", Marsílio, Venezia... Ver mais, 2010, pp.67 e 71), assim como a coleção Rossela Junck, de Salviatti Dott. Antonio, de 1885 (BOVA, Aldo; JUNK, Rossela; MIGLIACCIO, Rossela, "The Colours of Murano in the XIX Century", Arsenale et Junck, 1999, pp125 e 135).
APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 7, 1911-1912
BOVA, Aldo; JUNK, Rossela; MIGLIACCIO, Rossela, "The Colours of Murano in the XIX Century", Arsenale et Junck, 1999.
MENTASTI, Rosa Barovier; " Galanterie di Vetro. Il Risorgimento vetrario di Murano nella collezione de Boos-Smith", Marsílio, Venezia, 2010.
"Ricordo di Venezia. Vidros de Murano da Casa Real Portuguesa", catálogo da exposição, Imprensa Nacional Casa da Moeda e Palácio Nacional da Ajuda. Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa, de julho a novembro de 2015.
Exposições
"Ricordo di Venezia. Vidros de Murano da Casa Real Portuguesa"