Técnica: Ouro fundido, gravado, recortado e esmaltado
Dimensões (cm): Alt. 8,2 x Larg. 8,2 x Esp. 1,3
Descrição: Placa da Ordem Militar de S. Fernando de Espanha formada por uma cruz de quatro braços bipartidos esmaltados de branco e debruados a ouro, sobreposta a uma coroa de louros. No medalhão central é representado S. Fernando de pé com manto de arminho, segurando na mão direita uma espada e na esquerda uma orbe, sobre fundo amarelo raiado. O medalhão é circundado por uma banda azul com a divisa da ordem "AL MERITO MILITAR". Reverso com fecho de metal e dois ganchos curvos.
Origem/Historial: Instituída pelas Cortes em Agosto de 1811, durante a Guerra da Independência contra Napoleão I, a ordem foi confirmada pelo rei Fernando VII em 1815, destinando-se a galardoar serviços militares (cf. D. Luís I Duque do Porto e Rei de Portugal, P.N.A., p. 283).
As veneras são compostas por uma cruz de Malta sobreposta a uma coroa de louros, distinguindo-se ao centro a figura do rei-santo Fernando II de Castela e Leão (1200-1252). A banda correspondente seria vermelha de orlas amarelas. Esta ordem foi concedida a D. João VI em cerimónia realizada no Palácio da Ajuda, a 26 de Maio de 1824 (cf. AN/TT, Espólio de D. João VI, C.F., 109, doc. 1). D. Luís I foi também agraciado com esta ordem por ocasião da visita de Estado a Madrid, em Maio de 1883.
Em 1911-1912, por ocasião do arrolamento dos bens da Casa Real, esta Placa encontrava-se na Casa Forte do Palácio das Necessidades, onde foi arrolada sob a verba "17004".
Incorporação: Casa Real
Bibliografia
APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 7, 1911-1912
DORLING, H. Taprell - Ribons and Medals. London: Osprey, 1983
WERLICH, Robert - Orders and Decorations of all Nations. Ancient and Modern, Civil and Military. Washington: Quaker Press, 1973
ESTRELA, Paulo Jorge; MATOS, Lourenço Correia de - "Ordens Honoríficas: Honra, Mérito e Esplendor". in RIBEIRO, José Alberto (coord.). Catálogo do Museu Tesouro Real do Palácio Nacional da Ajuda. Lisboa: Imprensa Nacional, 2023