Chávena
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 57135
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Vidros
-
Autor:
Autor desconhecido (Vidreiro)
-
Datação: 1870/1901
-
-
Técnica: Vidro soprado. Esmaltado polícromo. Dourado.
-
Dimensões (cm): Alt. 5,4 x Diâm. 6,8 (copa); 4,8 (base)
-
Descrição: Chávena com base ligeiramente troncocónica; bojo semi-hesférico facetado; asa em aleta com secção superior rectilínea. Decoração de revivalismo barroco, pintada a esmalte polícromo (azul, verde, vermelho, branco, etc) e dourado no bojo e asa com motivos florais e aletas, sendo que numa das faces do bojo se encontra a figura de uma senhora trajando à maneira do séc. XVIII, com um livro aberto numa das mãos e uma vara na outra. Ao seu lado está um animal (cão) a olhar na direcção da senhora.
-
-
Origem/Historial: Dentro da chávena encontra-se um pedaço de papel rectangular esverdeado com o seguinte texto manuscrito a preto: "17/1 chavena com ramos gravados, e umas plumas a ouro na borda q. pelo avesso é verde e pires". Está arquivado no PNA.
Segundo o Arrolamento do PNA, este conjunto encontrava-se na denominada Casa da Arrecadação das Pratas de D. Maria Pia no piso térreo. Está inventariado como serviço de cristal da Boémia composto por 4 peças com decoração ao estilo Luís XV. A Arrecadação continha peças pertencentes à Rainha ao Principe D. Afonso e ao Estado segundo testemunho do Sr. Pedro Moura Dias, particular da Rainha.
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: J&L Lobmeyr, Austria
Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 5, 1911