Peça "a Torre e o Galinheiro"/Teatro Nacional Popular/T. da Trindade
-
Museu: Museu Nacional do Teatro e da Dança
-
Nº de Inventário: MNT 121094
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Fotografia
-
Autor:
J. Marques (Fotógrafo)
-
Datação: 1968
-
Suporte: papel de fotografia
-
Técnica: positivo a preto e branco
-
Dimensões (cm): Alt. 24 x Larg. 30
-
Descrição: Fotografia de cena da peça da peça de Vittorio Calvino, "A Torre e o Galinheiro",levada à cena pelo Teatro Nacional Popular no Teatro da Trindade em 1968.
Do lado esquerdo da fotografia e de pé está a porteira a falar com o médico, papeis desempenhados por Maria José e Rui Mendes respectivamente. No centro da sala, a viúva Barán (Adelina Campos) está sentada e voirada para o lado direito, ao contrário de todos os outros personagens, nomeadamente o proprietário (Luis de Campos), André Rossi (Ribeirinho), Sra. Flávia (Cremilda Gil), Goss (Canto e Castro) e o reitor (Costa Ferreira) que estão todos virados para a esquerda, olhando fixamente para o médico e para a porteira.
-
-
Origem/Historial: "A Torre e o Galinheiro", comédia em 3 actos e 5 quadros de Vittorio Calvino, levada à cena pelo Teatro Nacional Popular no Teatro da Trindade na temporada de 1968-1969. Direcção do espectáculo de Francisco Ribeiro, cenários de Abílio de Mattos e Silva, versão portuguesa de Abel Amaral e interpretação de Adelina Campos, Cremilda Gil, Maria José, Canto e Castro, Isabel de Castro, Ana Zanatti, Ribeirinho, Rui Mendes, Pedro Pinheiro, João Mota, Assis Pacheco, Alexandre Careto, Luis Pinhão, Costa Ferreira e Luis de Campos.
A acção passsa-se numa cidade de província italiana.
-
Incorporação: Lurdes Lima
-