Descrição: A pintura representa um trecho do Paço de Sintra. No primeiro plano, à esquerda, vê-se parte de uma árvore alta, de tronco fino e folhagem verde. Ao centro, outra árvore, que se bifurca, com menos folhas, mas igualmente de grande altura. À direita, embora um pouco mais recuada, surgem espécies arbustivas em diversas tonalidades de verde. No plano seguinte, aparece um trecho do Palácio, com um corpo mais avançado à esquerda e um outro, mais recuado, daí para a direita. Neste, destaca-se, na parte superior da parede, uma janela manuelina mainelada, com guarda de ferro. Logo abaixo, uma janela mais pequena e, na parte inferior da parede, uma outra janela, semelhante à superior, parcialmente tapada pela vegetação. O céu é azul, manchado de nuvens.
Origem/Historial: Esta aguarela deve ter sido executada por ocasião, ou na sequência das campanhas levadas a cabo por Casanova, quando da edição do livro "O Paço de Sintra", já que a data (1903) é coincidente.
A peça esteve colocada na 3ª Sala Anexa à Casa-Forte, sendo mais tarde transferida para o Corredor D. Luís e depois para uma reserva, onde se mantém.
Incorporação: Pertencia às colecções reais.
Exposições
Um Olhar Real. Obra Artísica da Raínha D. Maria Pia. Aguarela, Desenho e Fotografia.