Técnica: Bronze fundido, cinzelado, patinado e dourado
Dimensões (cm): Comp. 42 x Alt. 63 x Larg. 27
Descrição: Relógio Império em mármore e bronze dourado e patinado. A peça é decorada com a figura de um prisioneiro algemado tentando romper as cadeias que o prendem. O personagem, em bronze patinado, representa o escravo e gladiador Espartaco, célebre por ter dirigido em 73 a.C. uma rebelião contra o poder central romano. O mostrador, circundado por uma faixa de folhagem com bagas está embutido numa coluna quadrangular em mármore grenat raiado de preto, encimada por um capacete de plumas em bronze dourado e decorada, na face frontal, com uma águia pousando as garras sobre um feixe de raios. A base, também de mármore e de formato rectangular, é decorada com friso de folhas de acanto e troféus de guerra em bronze dourado e assenta sobre quatro pés de leões alados.
Mostrador: numeração romana (horas); ponteiros Breguet. Maquinismo: modelo francês de Paris; corda para 15 dias; escape de âncora; pêndulo simples; suspensão em fio de seda; bate horas e meis horas em campainha em sistema de chaperon.
Origem/Historial: O estilo Império cultiva o gosto da antiguidade e do heroísmo, retirando normalmente os seus temas da história e poesia greco-romana. Depois de ter dirigido uma rebelião contra o poder central romano, em 73 a.C. Espartaco permaneceu na História como um símbolo de revolta contra todo o tipo de opressão.
A designação Pons, no maquinismo, refere-se provavelmente a Pons de Paul (Honoré), nascido em Grenoble e estabelecido no princípio de oitocentos em Paris, onde se notabilizou pelos aperfeiçoamentos técnicos que trouxe à indústria relojoeira (in Tempo Real. Colecção de Relógios do Paço da Ajuda, PNA, 1996, p. 33).