"A Louca de Chaillot"
-
Museu: Museu Nacional do Teatro e da Dança
-
Nº de Inventário: MNT 177548
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Fotografia
-
Autor:
CASTELLANO, SEVILLA (Fotógrafo)
-
Datação: 1968
-
Suporte: colado em cartolina
-
Técnica: positivo a preto e branco
-
Dimensões (cm): Alt. 8.5 x Larg. 12
-
Descrição: Fotografia de cena da peça "a Louca de Chaillot" apresentada pelo Teatro Estúdio de Lisboa (TEL) no Teatro Vasco Santana em 1968.
Fotografia de conjunto onde é possível identificar alguns atores. Do lado esquerdo e sentada está Helena Félix no papel de Aurélie, a louca de Chaillot. Em pé e segurando um cesto de flores está Cristina Cassola no papel de florista. A dançar está Adelaide João no papel de Josephine, a louca de la Concorde. Os outros atores não estão identificados. Personagens que apoiam a louca contra os especuladores.
-
-
Origem/Historial: "A Louca de Chaillot" de Jean Giraudoux, com tradução de Fernando Luso Soares, com direcção de Luzia Maria Martins, cenografia e figurinos de Maria Helena Reis e interpretações de Jorge de Sousa Costa (Presidente, cliente do café), José de Carvalho (Barão Tommard), Armando Venâncio (Criado, Velho dos gatos), Vitor Ribeiro (Cantador, Guarda), Cristina Cassola (Florista), Vasco de Lima Couto (Prospector), Joaquim Rosa (Trapeiro, Enfermeiro Jadin), Mário Sargedas (Surdo-mudo), Graça Lobo (Irma, Homem dos esgotos), Luis Alberto (Salva-vidas, Vendedor de atacadores), Mário Jacques (Corretor), Diamantino Matos (Pierre, Proprietário), Helena Félix (Aurélie a "Louca de Chaillot"), Carlos Paulo (Estafeta), Manuela Cassola (Constance a "Louca de Passy", Primeira Mulher), Lurdes Cabral (Gabrielle a "Louca de Saint-Sulpice, Segunda mulher) e Adelaide João (Josephine a "Louca de la Concorde", Terceira mulher). Execução do Guarda-roupa por Sofia Bailão. Chapéus de Laura Sobral de Sousa. Fernando Bandeira foi o ponto e Teodoro Rafael o electricista.
-
Incorporação: Luzia Maria Martins
-