Cadeira
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 953
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (Marceneiro)
-
Datação: Século 19
-
-
Técnica: Madeira faxeada, torneada e estofada com aplicações em porcelana e bronze
-
Dimensões (cm): Alt. 114,5 x Larg. 49,0 x Prof. 48,0
-
Descrição: Cadeira com estrutura em madeira, estofada com veludo cor-de-rosa debruado com um cordão de seda da mesma cor. Espaldar moldurado com porcelana poliromada (Meissen), aba e braços com aplicações da mesma matéria.
Espaldar rectangular com cachaço e lados ornados com aplicações de porcelana policroma; cachaço em forma de concha aberta, com cena galante dentro de reserva circular.
Assento trapezoidal; ilhargas e aro ondulados; aba lisa, com um medalhão em porcelana representando cena galante em pintura policroma, dentro de moldura em bronze cinzelado.
Pernas dianteiras levemente galbadas, com joelhos decorados com aplicação de bronze cinzelado ("sabots"): concheado com cabochão e folhagem; pernas posteriores ligeiramente encurvadas para fora ("à etrusca"); pés dianteiros com sapatas em bronze.
-
-
Origem/Historial: Segundo AHMF/cr; cx4741; doc. 24; 1874 (f. ma.)
Nº 411
(...)
"Em 18 caixas vinha uma mobília completa de salla de porcellana e madeira tudo muito antigo. (...)"
[f. 2 avulsa]
"(...) recebidas no Paço da Ajuda e que continhão, dezoito dellas - uma mobilia completa pª (?) salla - mtº antiga - de madeira com ornato (sic de porcelanna (...)"
(...)
[f. 3 avulsa]
"Em additamtº ao meu officio de 9 de Maio deste anno acusando a recepção de outro de VEXª com a data de 30 D`Abril que acompanhou as vinte \ e trez /caixas vindas do Havre pelo vapor francez =Ville Best=, e pª servir de esclarecimtº no conteudo pª os [rasura] direitos que vão de ser contados, sobre a mobília de [rasura] madeira, com ornatos de porcelanna que encerravão dezoito dªs: tenho a declarar a VEXª que esta mobilia - antiga e moderna (?) [ou em madeira] custou na Saxónia 11:164 thalers - em 7: 535 + 700v - a ser (?) tendo-se recebido no paço arruinado, e quebrados quasi todos os ornatos - me parece dever ser atendida esta circunstância na apreciação do seu valor - após redevido (?) em conseq.ª deste estrago - o qual VE xª em sua imparcialid (e) - julgará e fixará - como fôr [rasura] \ conveniente / e sem prejuizo da fazenda publica.
I``mº DG(de) VExª V do ...? em 21 de Novembro de 1864
Exmo da Alfgª Gde de Lxª
Feito e regado
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: Alemanha - Saxónia
Bibliografia
- Palácio Nacional da Ajuda. Guia. Lisboa: Instituto Português do Património Cultural, 1988
- SILVA, Possidónio da - Descripção Artistica das novas salas do Real Palacio da Ajuda. Obras mandadas executar por Sua Magestade a Rainha a Senhora D. Maria Pia de Saboia nos seus reaes aposentos. Lisboa: Typographia Portugueza, 1865
- Tempo Real. Colecção de Relógios do Paço da Ajuda. Lisboa: PNA/IPPAR, 1996
- ZAGALLO, Manuel C. de Almeida Cayolla - Palácio Nacional d'Ajuda. Roteiro. Lisboa: Direcção Geral da Fazenda Pública, 1961
- AAVV, Palácio Nacional da Ajuda, Col. Museus de Portugal, Quidnovi, 2011