Cadeira de braços
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 3905
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 19
-
-
Técnica: Madeira torneada; entalhada; dourada e estofada
-
Dimensões (cm): Alt. 108,0 x Larg. 74,0 x Prof. 65,0
-
Descrição: Cadeira de braços com estrutura em madeira dourada estofada com veludo amarelo, debruado com galão de requife dourado; espaldar plano em forma de violino com cachaço decorado com concha invertida e ladeado por flores e folhas; braços rectilíneos com caneluras, interceptados por manchetes; suporte dos braços canelado com voluta e florão aberto junto ao assento; assento trapezoidal, ilhargas curvilíneas; aro e aba ondulados; aba com uma concha invertida sobre florão aberto ladeada de folhagem; quatro pernas galbadas com joelhos entalhados com flores e folhas; pés assentes sobre socos cilíndricos, os dianteiros assentes sobre rodízios.
-
-
Origem/Historial: Segundo o inv. Judicial (L'''182; vol.10) esta peça encontrava-se na capella:"Oito cadeiras, seis de braços e duas sem elles, com armação de madeira entalhada e dourada no estylo Luís XV, com rodízios nos pés da frente, assentos de mollas, cobertos, como os encostos e as amofadas dos braços de peluche de seda amarella torrada, nova, estando a armação das cadeiras em muito mau estado, e forradas de setim da mesma côr nas costas, com galão de requife do mesmo tom, em toda a volta. (...)".
-
Incorporação: Casa Real
-
Bibliografia
- ZAGALLO, Manuel C. de Almeida Cayolla - Palácio Nacional d'Ajuda. Roteiro. Lisboa: Direcção Geral da Fazenda Pública, 1961