Cadeira de braços
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 3944
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (Marceneiro)
-
Datação: Século 19
-
-
Técnica: Madeira torneada, entalhada, estucada e dourada, estofada
-
Dimensões (cm): Alt. 105,0 x Larg. 69 x Prof. 59,5
-
Descrição: Cadeira de braços com estrutura em madeira dourada, estofada com damasco de seda encarnado e dourado, debruada com galão de seda dourado; espaldar rectangular, vazado, onde se insere um quadrado de cantos cortados, curvilíneos, estofado com moldura em madeira estriada e dourada, ligada ao espaldar por quatro folhas de louro em cada canto, e quatro flores com folhas em cada lado. Cachaço rectangular decorado ao centro com três estandartes de guerra, em gesso e, de cada lado, com duas fivelas sobrepostas ligadas por uma fita. Montantes de secção quadrada com decoração em gesso dourado na intercepção com o cachaço, representando um escudo com panejamentos; braços rectilíneos, com manchetes, rematados de ambos os lados com folhagem de acanto dourada; suportes dos braços ondulados com uma folha de louro junto ao assento; assento trapezoidal; ilhargas curvilíneas; aro e aba com estrias douradas; a aba é decorada com uma reserva rectangular dourada, decorada com escudo e ornato; cubos de intercepção, na ligação com as pernas, com flor dourada; arranque das pernas com estrias; pés esféricos.
-
-
Origem/Historial: Segundo o Roteiro do Palácio Nacional da Ajuda de Manuel Cayolla Zagallo "As cadeiras de fabrico português, pertenceram ao recheio do Palácio das Necessidades".
O tecido é uma cópia do original, encomendado à firma Lelièvre/Paris, em 1996, por ocasião do restauro das cadeiras.
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: Portugal (?)
Bibliografia
- Palácio Nacional da Ajuda. Guia. Lisboa: Instituto Português do Património Cultural, 1988
- ZAGALLO, Manuel C. de Almeida Cayolla - Palácio Nacional d'Ajuda. Roteiro. Lisboa: Direcção Geral da Fazenda Pública, 1961