Canapé
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 4217
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (Marceneiro)
-
Datação: Século 19
-
-
Técnica: Madeira torneada, entalhada, dourada e estofada
-
Dimensões (cm): Alt. 122 x Larg. 178,5 x Prof. 64,5
-
Descrição: Canapé de braços com estrutura em madeira dourada, estofada a damasco de seda creme debruado com um galão de seda da mesma cor. Espaldar de configuração rectangular, ligeiramente côncavo, moldurado, com lados reentrantes e cantos arredondados. O cachaço, é decorado, ao centro, por um grande enrolamento de folhas de acanto vazadas, ladeado por duas volutas grandes, também vazadas, com um fio perlado sobreposto; esta decoração é glosada, em escala menor, nas laterais do cachaço.
Braços rectilíneos, interceptados por manchetes e rematados por macetas enroladas, em forma de voluta; suporte dos braços encurvado e entalhado; a junção do suporte com o aro do assento, é feita por uma grande flor aberta, com cabochão ao centro.
Assento rectangular; ilhargas curvilíneas; aro e aba ondulados e entalhados; aba com um grande mascarão ao centro: uma máscara que se prolonga na forma de folhas de acanto (flamejantes), seguida de encadeamento de pequenas flores e folhas.
Pernas galbadas, com decoração em talha rasa: cabochões encadeados. Pés em forma de voluta assentes sobre socos cilíndricos; os da frente sobre rodízios.
-
-
Origem/Historial: Segundo o Inventário Judicial (H'''1; vol. 9), este conjunto de mobiliário de assento encontrava-se na Sala D. João VI: "Dois sofas iguaes, quatro cadeiras de braços iguaes e dezasete sem elles, tambem iguaes, d'assentos de mollas, encostos estofados, tudo coberto de damasco de seda cor- de-vinho, com ramagens, igual ao que forra todas as paredes d'esta sala, sendo os sofas e cadeiras d'armação de madeira entalhada e dourada com ornatos de folhagem, entalhados e dourados, que ligam os encostos aos assentos, e tendo todos estes móveis, por baixo do assento, adiante, uma carranca desenvolvida para os lados em ornatos de folhagens e flõres, iguaes e symetricos, e rodizios escuros nos pés da frente (...)."
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: Portugal
Bibliografia
- Palácio Nacional da Ajuda. Guia. Lisboa: Instituto Português do Património Cultural, 1988
- ZAGALLO, Manuel C. de Almeida Cayolla - Palácio Nacional d'Ajuda. Roteiro. Lisboa: Direcção Geral da Fazenda Pública, 1961