Armário/estante miniatura
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 51169
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (Marceneiro)
-
Datação: Século 19
-
-
Técnica: "HIRAMAKIÉ e "TAKAMAKIÉ" conorme o relevo em pó, de ouro e prata é menos ou mais acentuado, respectivamente. Quando a folha de ouro é aplicada sobre a laca dá-se o nome de "HEIDATSU". Quando se observa o ouro aplicado sob a forma de pequenos quadrados a técnica denomina-se "KIRIGANE" (terrano verso e laterais do armarinho).
"NAKIBOKASHI" - aplicação de pó de prata em sombreado de intensidade decrescente (ver a água que surge nas diferentes paisagens).
-
Dimensões (cm): Alt. 16,5 x Larg. 19,5 x Prof. 28,5
-
Descrição: Armário/estante miniatura, tipo "SHODANA", destinado a guardar incensos. Em madeira lacada a negro "URUSHI", decorada em "pano de fundo" com partículas de ouro e cobre "Nashiji", que dá o efeito de aventurina. Paisagens várias de inspiração vegetal com aves de várias espécies: faisões (verso/fundo); grous (laterais); fénix (no topo) perdizes e codornizes galos e pequenos pássaros.
Composto em três níveis, tem duas gavetas e um pequeno armário ...
Ver maisde dois batentes no nível inferior. Três meias prateleiras desniveladas ao nível intermédio e na parte superior uma gaveta e um armário de portas de correr. O topo do armário reveste a forma do tabuleiro rectângular com cantos arredondados e bordas boleadas. Tem quatro pés à guiza de remate.
As cantoneiras, dobradiças e puxadores são em prata trabalhada. Três puxadores têm a forma de flor, em diferentes fases. O puxador da porta de dois batentes é um passarinho de asas abertas. Faltam puxadores nas portas de correr.
Fechar
-
-
Origem/Historial:
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: Japão