Caixa
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 56661
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (Marceneiro)
-
Datação: Século 19
-
-
Técnica: Caixa lacada a negro.
-
Dimensões (cm): Alt. 50 x Larg. 22,5 x Prof. 29
-
Descrição: Caixa rectângular de pequena dimensão, em laca negra decorada por dois dragões dourados e simbolos chineses. Cantos angulares. O verso da tampa é forrado com uma placa de cartão coberta de seda de cor amarelo imperial da China. Fundo da caixa tem um rebordo recuado em relação à dimensão exterior, decorado geométricamente com meios círculos secantes pintados a ouro sobre a laca. Sobre o fundo assenta, igualmente, uma placa de cartão forrada a seda amarela Imperial. Juatapõe-se a esta uma segunda placa de cartão forrda a seda lavrada, policromada, com flores enquadradas por motivos geométricos. Sobre esta apoiando-se nuns batentes laterais, refeitos no restauro em madeira de balsa, assenta uma gralha em cartão coberta por outra seda lavrada, com oito aberturas colocadas simétricamente quatro a quatro. Sobre esta grelha assenta uma terceira placa de cartolina, forrada a seda amarela, decorada por toda a simbologia Impria,l em cercadura, tendo no interior vários caracteres chineses. Existem ainda mais dois papeis impressos, avulsos, um deles bastante roído pela traça. (Ver dossier de peça).
Relativamente à decoração, apresenta simbologia e caracteres chineses:
Simbologia Imperial: tampa - dois dragões gémeos rampantes, brincando com disco flamejante, rodeados por nuvens auspiciosas e línguas de fogo. O disco simboliza o trovão, as nuvens e a chuva, elementos que o dragão de cinco garras "LONG" (emblema imperial) domina. Os dragões enquadram um conjunto de caracteres chineses que exprimem desejos de felicidade. A decoração do rebordo faz como que uma moldura, em que aparecem quatro crisântemos estilizados aos cantos e ondas estilizadas. O dragão imperial - cinco garras - long - tem três partes do corpo: cabeça, tronco e cauda, e tem nove semelhanças: 1- chifres como veado; 2- crâneo de camelo (em que se vêm discos claros contendo inúmeras sementes amarelas-milho ou cereal); 3 - Olhos de demónio; 4 - Pescoço de serpente; 5 - Barriga de monstro marinho; 6 - Escamas e bigodos como carpa; 7 - Garras de águia; 8 - Patas de tigre; 9- Orelhas de boi. No meio da testa um alto como monte "Boshan" que lhe confere poder de cavlgar nas nuvens. A placa de seda amarela, no interior, estampada com simbologia imperial é mais completa do que a tampa porque apresenta, em baixo, os doze símbolos da soberania imperial. No centro dessa placa amarela os caracteres chineses indicam que se trata de oito poemas escritos pelo imperador Guagsu - 11º ano do reinado sobre as diferentes maneiras de estampar os tecidos. Dos papeis existentes, o que está coberto de caracteres chineses - é um certificado de garantia do produto vendido nacaixa. O outro papel - escritotambém em inglês - indica em chinês a data do início da loja em Shangai e dá moradas das filiais - (impede as imitações).
-
-
Origem/Historial: Conforme aguarela da época do pintor Casanova este móvel aparece localizado na Sala de Música dp 1º andar, actualmente designada Sala das iniciais "LM".
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: China