Dimensões (cm): Comp. 64,2 x Alt. 93,5 x Larg. 48,5
Descrição: Cadeira de modelo rígido com estrutura de suporte rectilínea em ferro, pintada a negro, constituída por quatro peças verticais travadas entre si por uma travessa que liga as pernas, e dois contraventamentos em X decorados na zona central de cruzamento com um florão no interior de um anel. Apresenta montantes tubulares em prata, trabalhados acima do assento para receber os braços rectos realizados no mesmo metal, rematados nos quatro topos por elementos em forma de urna. Quatro pés esféricos suportam toda a estrutura. Assento em estopa.
Origem/Historial: Através da publicação da "Lei de Separação do Estado da Igreja" datada de 20 de abril de 1911, os bens da Igreja foram arrolados pelo Estado, constituindo-se este como regulador do seu destino. Neste sentido, instalou-se no Porto uma Comissão Jurisdicional dos Benas das extintas Corporações Religiosas que na sequência da sua acção, considerou de merecimento artísticopara qualquer futuro museu, o conjunto de peças do Paço Episcopal.
Em 1915, a Câmara do Porto propôs o aluguer do Paço para aí instalar o seu museu. Através do "Auto de Entrega do edifício do antigo Paço Episcopal à Câmara Municipal do Porto com data de 20 de dezembro do mesmo ano foi não só efectuado o respectivo aluguer do edifício, mas também a entrega em regime de depósito de todo o seu recheio.
Anos mais tarde, o Decreto n.º 21504 de 25 de Julho de 1933 ao reorganizar o Museu Soares dos Reis e ao elevá-lo à categoria de Museu Nacional, veio permitir a Vasco Valente, seu director, a transferência dos objectos que pertenceram à Mitra do Porto e encorporá-los definitivamente no acervo deste museu.
Desta transferência informam-nos o "Auto de Entrega ao antigo Paço Episcopal ao Senhor Director do Museu Nacional Soares dos Reis" com data de 3 de Março de 1932 e o "Auto de Entrega dos Objectos constituindo Património do Estado que estavam em poder do Senhor Director do Museu Municipal do Porto ao Senhor Director do Museu Nacional Soares dos Reis" de 31 de Agosto de 1938.
Incorporação: Transferência da Mitra do Porto
Centro de Fabrico: Portugal (?)
Bibliografia
Exposição de Arte Sacra Missionária Promovida pela Câmara Municipal de Barcelos em Homenagem a D. António Barroso. Barcelos: Câmara Municipal de Barcelos, 1954
FERRÃO, Bernardo - Mobiliário Português. A Centúria de Quinhentos. Porto: Lello & Irmão, 1990, III
Exposições
Exposição de Arte Sacra Comemorativa do Centenário do Nascimento de D. António Barroso