Teatro da Trindade
-
Museu: Museu Nacional do Teatro e da Dança
-
Nº de Inventário: MNT 109397
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Fotografia
-
Autor:
CASTELLANO, SEVILLA (Fotógrafo)
-
Datação: Século 20
-
-
Técnica: positivo a cores
-
Dimensões (cm): Alt. 10 x Larg. 15
-
Descrição: Fotografia a cores da fachada do Teatro da Trindade em Lisboa.
-
-
Origem/Historial: Segundo o site do Teatro da Trindade, este deve a sua existência à iniciativa do empresário e director Teatral Francisco Palha. Em 1866 constituiu uma sociedade destinada à construção de um novo teatro. O Teatro da Trindade foi desenhado pelo arquitecto Miguel Evaristo de Lima Pinto.
No carnaval de 1967 abriu ao público o Salão da Trindade e em Novembro do mesmo ano, o teatro propriamente dito. No dia da sua abertura esteve em cena o drama "A Mãe dos Pobres" e a comédia "O Xerez da Viscondenssa". A família real esteve presente na inauguração.
Em 1921 o teatro foi adquirido pelo Anglo Portuguese Telephone Company, tendo o Salão da Trindade sido demolido. O teatro propriamente dito foi poupado, mas todo o recheio original desapareceu.
Em 1924, no dia 5 de Fevereiro o teatro foi reaberto depois de ter sido adquirido à companhia inglesa por José Loureiro e de ter sido reequipado.
Em 1962 passou para a posse da FNAT, (Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho), um organismo estatal.
Em 1975, depois da revolução, o património da FNAT, passou para a posse do INATEL (Instituto Nacional para o Aproveitamento dos Tempos Livres dos Trabalhadores).
-
Incorporação: António Magalhães
-