Terrina
-
Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
-
Nº de Inventário: 271 Cer CMP/ MNSR
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 18
-
-
Técnica: Faiança moldada, com esmalte estanífero branco e decoração pintada a azul
-
Dimensões (cm): Comp. 29 x Alt. 20,8 x Larg. 19,5
-
Descrição: Terrina moldada, oval, com as paredes em gomos, bordo recortado e com canelura, pé alargado e com estrangulamento na ligação ao bojo, asas coladas ao bojo e em voluta, tampa de encaixe em calote rebaixada, moldada em gomos, com aba saliente, bordo recortado e pega elevada em forma de botão de flor.
Faiança com esmalte branco e decoração pintada a azul. Junto à canelura do bordo e à aba da tampa, decorada com faixa do tipo de "Rouen", com volutas e concheado, alternando com reservas de fundo branco com palmetas e com motivos reticulados; de cada lado do bojo da terrina e da calote da tampa, ramos de flor de morangueiro dispostos longitudinalmente. Em volta do pé, barra azul, seguida de cercadura contínua de semi-círculos, com um botão nos intervalos.
-
-
Origem/Historial: Esta peça pertenceu à colecção de Joaquim Vitorino Ribeiro, comprada pelo Museu Municipal do Porto em 1913.
Faz parte do inventário parcial nº 1, feito em 1919, dedicado exclusivamente a esta colecção.
As peças desta colecção foram mais tarde incluídas no Inventário Geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937.
-
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
-
Centro de Fabrico: Porto (?)
Bibliografia
- Faiança Portuguesa. Catálogo - Guia. 2ª ed.: M.N.S.R., 1948