Programa da Récita de Gala no IV Centenário da Morte de Gil Vicente/Cª Rey Colaço-Robles Monteiro/T. Nac. Almeida Garret
-
Museu: Museu Nacional do Teatro e da Dança
-
Nº de Inventário: MNT 244600
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Espólio documental
-
Autor:
Autor desconhecido (Autor)
-
Datação: 1937
-
Suporte: papel
-
Técnica: impressão
-
Dimensões (cm): Alt. 32 x Larg. 22
-
Descrição: Programa da Récita de Gala no IV Centenário da Morte de Gil Vicente, promovida pelo Ministério da Eduacação Nacional no dia 31 de Maio de 1937 no Teatro Nacional Almeida Garrett com a colaboração da Companhia Rey Colaço Robles Monteiro.
Capa com o fundo creme tendo no centro uma gravura com elementos, símbolos de Portugal, nomeadamente o escudo, a esfera armilar e outros. Na margem superior a identificação do espectáculo e respectivo promotor. Na margem inferior o local e data. No interior a transcrição do Realtório do decreto-lei nº 27694 de 12 de Maio de 1937, sobre a importância de Gil Vicente; o programa propriamente dito.
O espectáculo começou com uma alocução pelo Comissário do Governo junto do Teatro Nacional, seguindo-se "O Monólogo do Vaqueiro" (Paço da Alcáçova de Lisboa 1502) com interpretação de Adelina Abranches como vaqueiro.
"Auto Pastoril Português (Évora 1523) com interpretações dos alunos do Conservatório Nacional sob a direcção do professor António Pinheiro (Armando Ferreira, Augusto de Figueiredo, Manuel Moreira, Carlos Valério, Celeste Mota, Isabel Maria, Maria Amélia, Maria Alberta, Manuel Lereno, Carlos Duarte, Rui Furtado e António Cruz). Música de Hermínio Nascimento.
"Todo o Mundo e Ninguém" (do auto da Lusitânia, 1532). Interpretações de António Sacramento, Álvaro Benamor, Raul de Carvalho e Pedro Lemos.
"Pranto de Maria Parda" com interpretação de Adelina Abranches.
"Súplica da Cananea" (Do Auto do mesmo nome- Mosteiro de Odivelas, 1532) com interpretações de Lucília Simões e Álvaro Benamor.
"Exortação da Guerra" (da Tragicomédia do mesmo nome, Lisboa 1513). Redução de falas de vários personagens a uma só, por Carolina de Michaelis de Vasconcelos. Recitador João Villaret.
"Lieder de Schumann", cantados por Marina Dewander Gabriel acompanhada ao piano por Jaime Silva. ; "Auto de Mofina Mendes" (Natal de 1534) com interpretações de António Sacramento, Amélia Rey Colaço, Maria Corte Real, Constança Navarro, Maria Brandão, Emilia de Oliveira, Maria Lalande, José Cardoso, Álvaro Benamor, Raul de Carvalho, Pedro Lemos, Maria Clementina, João Silva, Vital dos Santos, Henrique Santos, Renée La Cerda, Isabel Maria, Beatriz Santos e Gabriela Ferreira. Música de cena coligida por António Lamas e encenação de Amélia Rey Colaço.
Colaboraram ainda: Robles Monteiro (ensaiador), René Bohet (direcção musical), José Barbosa (esboços de cenários e figurinos) , António Tavares (maquinista), António Madeira (electricista), Armando Pires (contra-regra), Mário Soares (ponto), Maria Meirinho (guarda roupa) e Vitor Manuel (cabeleiras)
-
-
-
Incorporação: Prof. José Oliveira Barata
-