A Terceira Palavra
-
Museu: Museu Nacional do Teatro e da Dança
-
Nº de Inventário: MNT 131699
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Fotografia
-
Autor:
CASTELLANO, SEVILLA (Fotógrafo)
-
Datação: 1955
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 23.5 x Larg. 30.5
-
Descrição: Fotografia de cena da peça "A Terceira Palavra", pela Cª Rey Colaço Robles Monteiro no Teatro Nacional D. Maria II. Em cena a actriz Palmira Bastos (Tia Matilde) e o actor Manuel Correia (Eusébio). Estão na parte exterior de uma casa brasonada. Ela está de pé, junto a uma mesa e parece estar a dar ordens a "Eusébio". Ele deverá ser um trabalhador, talvez jardineiro, por ter um grande ramo de flores na mão e estar junto a um regador. Usa avental e um lenço na cabeça, talvez para se proteger do sol.
-
-
Origem/Historial: "A Terceira Palavra", peça em 3 actos apresentada pela Cª Rey Colaço Robles Monteiro no Teatro Nacional de D. Maria II em 1955. Estreia a 30 de Março de 1955. Texto original de Alejandro Casona (trad. de Manuel Telles), encenação de Amélia Rey Colaço e Robles Monteiro, cenários e arranjos de cena de Lucien Donnatt. Interpretações de Palmira Bastos, Amélia Rey Colaço, Helena Félix, Rogério Paulo, Luís Filipe, Manuel Correia, Paiva Raposo, António Palma, Luz Veloso e Meniche Lopes.
Segundo o autor a peça desenrola-se sem data e lugar determinados, mas numa paisagem semelhante ao norte de Espanha e numa época de sorrisos e de paz.
-
Incorporação: Reprodução feita pelo Museu
-