Técnica: Faiança moldada, com esmalte estanífero branco e decoração pintada a vinoso
Dimensões (cm): Alt. 33 x Larg. 24,4 x Diâm. 14
Descrição: Gomil moldado, em forma de elmo invertido, com caneluras largas no bojo ovóide, bordo recortado e bico elevado, pé alto em cúpula, estrangulado na ligação ao bojo, também com caneluras, em dois registos. Asa elevada, rematada em volutas.
Faiança com esmalte branco e decoração pintada a vinoso. No colo, sob o bico, uma paisagem com duas casas sobre um rochedo, rodeada de vegetação, na mesma direcção, no estrangulamento do pé, ramo alongado com uma flor e folhagem. No bojo, ao longo das caneluras, alternam ramos pendentes com uma flor e folhagem, com pequenos ramos de folhagem. Em volta da base, repetem-se os pequenos ramos de folhagem.
Origem/Historial: Esta peça pertenceu a Cristiano Augusto da Silva, que legou ao Museu Municipal do Porto todos os bens com valor artístico que possuía na sua casa na Rua dos Caldeireiros no Porto e na Quinta de S. Bento de Fontão (Ponte do Lima), em testamento de 15 de Julho de 1935.
Depois da sua morte em 24 de Novembro de 1938, foi feito o arrolamento dos bens por representantes do Museu Municipal em 26 e 30 de Novembro do mesmo ano, sendo atribuído um número a cada peça deste legado.
As peças foram então incluídas no inventário geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937.
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Centro de Fabrico: Darque - Viana do Castelo
Exposições
"Depois de beber, cada hum dá seu parecer" - servir bebidas