Descrição: A aguarela representa a Real Galeria de Armas. Numa sala de grande comprimento, iluminada por janelas em ambas as paredes, estão dispostas de encontro às mesmas diversas vitrinas e armaduras, umas de peões, outras de cavaleiros. O tecto tem pinturas a fresco. No interior, vêem-se três personagens, à direita, a apreciar uma das peças expostas e, ao fundo, à entrada, mais três pessoas.
Origem/Historial: A peça integra um álbum de aguarelas, de autores vários, oferecido à rainha D. Maria Pia de Sabóia pela cidade italiana de Turim, por ocasião do seu casamento com o rei D. Luís. Estava acondicionado, num compartimento próprio de uma mesa de ébano.
No início da década de 1910, conforme o Arrolamento Judicial, ambas as peças estavam colocadas na Sala Verde, tendo sido então o álbum inventariado sob a verba Q 372.
Mais tarde, passaram para o Quarto da Rainha, onde a mesa se mantém. Entretanto, o álbum foi removido para uma reserva.
Incorporação: Pertencia às colecções reais.
Bibliografia
APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 1, 1911
Itinerário Palácio Nacional da Ajuda, Isabel Silveira Godinho (Coord.); textos de Isabel Silveira Godinho, Graça Mendes Pinto, Francisco de Carvalho Louro, Lisboa, IPPC-PNA, 1988
ZAGALLO, Manuel C. de Almeida Cayolla - Palácio Nacional d'Ajuda. Roteiro. Lisboa: Direcção Geral da Fazenda Pública, 1961