Descrição: Pintura a óleo representando Santo António. O santo encontra-se de pé, a corpo inteiro, trajado com o hábito franciscano. Com a sua mão direita ligeiramente erguida, segura um coração flamejante. O lado esquerdo da composição, uma mesa coberta, sobre a qual assentam os atributos do santo: um livro aberto e um ramo de açucenas. Ao lado direito, a evocação arquitetónica de uma pilastra e em fundo um céu dourado de onde emergem pequenas cabeças aladas de anjos.
Origem/Historial: Pertence a um conjunto de pinturas (série maior) de iconografia devocional da Ordem de São Francisco.
Incorporação: Pertencente ao Palácio de Mafra (por incorporação dos bens do Convento de Mafra).
Centro de Fabrico: Itália ?
Bibliografia
Livro do Tombo do Palácio Nacional de Mafra -Cadastro dos Bens do Domínio Público (Palácio Nacional de Mafra)
SILVA, Alberto Júlio - "Os nossos Santos e Beatos, e outros que Portugal adotou", Lisboa: A Esfera dos Livros, 1ª edição: Fevereiro 2012.
SICARI, Antonio M. - Atlas Histórico dos Santos, Lisboa: edições Inapa, 2006.
"AD Gloriam Dei - Do património histórico e artístico das irmandades de Mafra". Catálogo de Exposição: Mafra. Câmara Municipal de Mafra, 2024
SOARES, Ernesto - "Dicionário de Iconografia Portuguesa", 3º volume, N-Z, Lisboa: Instituto para a Alta Cultura, 1950
AZEVEDO, Carlos A. Moreira- "Iconografia portuguesa de Santo António: Principais variantes", in "Estudos de Iconografia Cristã". Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão, 2016.
Exposições
AD GLORIAM DEI do património histórico e artístico das Irmandades de Mafra