Lustre
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 187/F
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 19
-
-
Técnica: Vidro facetado;
-
-
Descrição: Lustre de seis luzes, em vidro (?) transparente incolor.
Peça estruturada a partir de um cabo metálico central, a partir do qual sucedem uma série de elementos em vidro e metal que constituem o esqueleto da peça.
A partir do topo: prato invertido com bordo polilobado do qual pendem grinaldas e pingentes; mais abaixo, um elemento circular metálico sustem uma fina estrutura metálica, em forma de abajour, revestida com pequenas contas de vidro e a pingentes. A cinta inferior do “abajour” é revestida por vidros rectangulares facetados, colocados na vertical e adoçados entre si.
Segue-se outro prato idêntico ao primeiro e, mais abaixo, uma taça com revestimento a folha de ouro (?), de onde partem radialmente seis braços tubulares, moldados em curva e contra curva tendo nas extremidades, castiçais com arandela em forma de flor.
Suspensas na cinta do “abajour”, várias cadeias de vidros facetados em forma de amêndoa vêm prender, numa outra cinta concêntrica, posicionada abaixo da taça dourada. Com decoração idêntica, ambas as cintas alternando as cadeias pendentes com pingentes em forma de lágrima.
Abaixo da taça dourada surge ainda um pequeno elemento em forma de balaústre seguido de um remate final em pinha.
Cadeias suspensas idênticas às descritas, unem a cinta maior à base da pinha.
Cabo de suspensão forrado a seda vermelha.
-
-
-
Incorporação: Pertenceu ao extinto Convento de Jesus de Aveiro (actual Museu de Aveiro), tendo permanecido no edifício após a extinção do convento (1874) sendo integrado nas colecções do Museu após a sua criação em 1912 .
-