Mesa de encostar
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 154/F
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 19
-
Suporte: Exterior da peça em madeira folhosa. Estrutura da mesa em pinho, interior da gaveta em carvalho
-
Técnica: Entalhamento
-
Dimensões (cm): Alt. 81,5 x Larg. 115 x Prof. 58,5
-
Descrição: Mesa em madeira, com tampo de pedra mármore preta e pernas em galbo pouco pronunciado. Frente com uma gaveta a toda a largura da peça, fazendo ligeira barriga.
Remates inferior, frontal e laterais da mesa com estreito avental recortado, decorado com pequenos enrolamentos, destacando-se, na frente, um elemento circular dourado.
Pernas a “saírem” do tampo da mesa e terminarem com pés em cachimbo entalhados.
Zona superior das pernas frontais co...
Ver maism elementos decorativos ovalados dourados, com folhagem suspensa e parte posterior lisa, marginada por friso dourado.
Costas sem acabamento
Puxadores da gaveta com espelho recortado de metal amarelo. Fechadura ao centro.
Fechar
-
-
Origem/Historial: Esta peça, juntamente com o seu par, foi adquirida pelo Museu de Aveiro ao Sr. Luiz Sangreman Proença, de Évora, que por sua vez a tinha comprado à Irmandade do Sr. dos Passos, da Igreja do Convento do Carmo, freguesia da Vera Cruz, em Aveiro.
O arcebispo de Aveiro ao saber da venda feita pela Irmandade, pediu ao Director do Museu para se certificar se estes bens tinham ou não valor artístico, já que o tinham informado de que se t...
Ver maisratava de bens sem merecimento que estavam na sacristia da Igreja. A opinião do Director, confirmada pelo parecer dos colegas directores do Museu Machado de Castro e Museu Soares dos Reis, foi de que seria de todo o interesse que as peças vendidas fossem incorporados na colecção do Museu de Aveiro. Assim se procedeu ao pedido de verba à Direcção Geral do Ensino Superior e das Belas Artes, Ministério da Educação Nacional, destinado a referida aquisição, tendo estes bens, juntamente com dois espelhos e um sacrário, sido comprados novamente ao Sr. Luiz Proença, no ano de 1944, por 15.000$00. Fechar
-
Incorporação: Esta peça, juntamente com o seu par, foi adquirida pelo Museu de Aveiro ao Sr. Luiz Sangreman Proença, de Évora, que por sua vez a tinha comprado à Irmandade do Sr. dos Passos, da Igreja do Convento do Carmo, freguesia da Vera Cruz, em Aveiro.
A aquisição das duas credencias com dois espelhos e um sacrário, foram comprados por 15.000$00.
-