Descrição: O desenho representa uma vista da Quinta do conde d'Armand. No primeiro plano surge, no extremo de um pequeno promontório, a casa da quinta. Para a direita, depois de uma mancha comprida de arvoredo, vê-se uma elevação, no cimo da qual está uma construção. Ao fundo, ergue-se a Serra da Arrábida, deixando ver no sopé o final da Ribeira da Ajuda a desaguar no Rio Sado.
Origem/Historial: A peça está incluída num caderno de desenho utilizado por D. Maria Pia em viagens a Setúbal e Mafra, onde registou diversos apontamentos, entre 1887 e 1889. Esta mostra uma vista da Quinta do conde d'Armand, nos arredores de Setúbal, mais propriamente na foz da Ribeira da Ajuda. Aquele titular era diplomata e foi ministro de França em Lisboa. Em 1872, comprou a quinta, no sítio da Comenda, doando-a a seu filho Abel Henri, em 1898. O palacete que hoje se lá vê data de 1903 e foi encomendado por d'Armand a Raul Lino.
Pode supor-se, à semelhança de tantos outros cadernos de desenho da rainha, que este se encontrava nalguma das câmaras dos seus aposentos, por ocasião da elaboração do Arrolamento Judicial, no início da década de 1910.
Mais tarde, foi transferido para uma reserva, onde se mantém.
Incorporação: Pertencia às colecções reais.
Exposições
Um Olhar Real. Obra Artísica da Raínha D. Maria Pia. Aguarela, Desenho e Fotografia.