Descrição: A peça é constituída por dois desenhos no mesmo suporte, separados por uma linha diagonal que vem da parte superior direita para a inferior esquerda, quebrada por uma vertical, antes de atingir o ângulo da folha. O desenho da esquerda representa a encosta da Serra da Arrábida que, junto ao Sado, culmina na plataforma onde se ergue a fortaleza do Outão, vista de nascente. À esquerda, navegam alguns veleiros, até à linha do horizonte. O desenho da direita representa uma vista do castelo de S. Filipe, que a autora, por lapso, denominou de S. Félix.
Origem/Historial: A peça está incluída num caderno de desenho utilizado por D. Maria Pia em viagens a Setúbal e Mafra, onde registou diversos apontamentos, entre 1887 e 1889. Esta mostra vistas da fortaleza do Outão e do castelo de S. Filipe, em Setúbal.
Pode supor-se, à semelhança de tantos outros cadernos de desenho da rainha, que este se encontrava nalguma das câmaras dos seus aposentos, por ocasião da elaboração do Arrolamento Judicial, no início da década de 1910.
Mais tarde, foi transferido para uma reserva, onde se mantém.
Incorporação: Pertencia às colecções reais.
Exposições
Um Olhar Real. Obra Artísica da Raínha D. Maria Pia. Aguarela, Desenho e Fotografia.