Descrição: A peça é constituída por dois desenhos, separados por uma linha vertical a um terço do final do suporte. O da esquerda representa uma lâmpada do refeitóriodo convento de Mafra. Trata-se de um candeeiro metálico de suspensão, cuja altura é regulável através de um sistema de peso e roldana. A corrente que o sustenta está ligada a um disco de onde partem quatro hastes que se ligam ao depósito, que tem por baixo um disco maior, de onde pende uma borla. O segundo desenho, ocupando dois terços do suporte e feito na vertical, representa um trecho da Tapada de Mafra. No primeiro plano, surge uma árvore, um tanto inclinada para a direita, que se ergue de entre algumas pedras. O segundo plano é preenchido por uma encosta que se vai elevando da esquerda para a direita, coberta de erva rasteira, tendo no cimo uma mancha arbórea.
Origem/Historial: A peça está incluída num caderno de desenho utilizado por D. Maria Pia em viagens a Setúbal e Mafra, onde registou diversos apontamentos, entre 1887 e 1889. Esta mostra uma lâmpada do refeitório de Mafra e um trecho da Tapada.
Pode supor-se, à semelhança de tantos outros cadernos de desenho da rainha, que este se encontrava nalguma das câmaras dos seus aposentos, por ocasião da elaboração do Arrolamento Judicial, no início da década de 1910.
Mais tarde, foi transferido para uma reserva, onde se mantém.
Incorporação: Pertencia ás colecções reais.
Bibliografia
Um olhar real. Obra artístiva da Rainha D. Maria Pia. Catálogo da exposição
Exposições
Um Olhar Real. Obra Artísica da Raínha D. Maria Pia. Aguarela, Desenho e Fotografia.