Descrição: O desenho representa, no primeiro plano, um grupo de cinco homens, voltados três quartos à esquerda. O primeiro da esquerda enverga colete , casaco abotoado em cima e chapéu de abas largas; sustenta uma espingarda na mão esquerda. O segundo tem o casaco aberto, traz chapéu de abas largas e tem a mão esquerda no bolso. Os três seguintes vestem trajo saloio: calças justas, camisa, jaqueta e barrete na cabeça. Nos planos seguintes, surgem alguns arbustos e árvores de grande porte, que se vão perdendo na linha do horizonte.
Origem/Historial: A peça insere-se num caderno de desenhos executados por D. Maria Pia, cerca de 1887, que deve ter servido ainda como um herbário rudimentar, não só por manter algumas folhas e flores secas, mas também porque há marcas de outras mais, em várias páginas do caderno.
Conforme o Arrolamento Judicial, no início da década de 1910, a peça estava no Quarto de Cama da Rainha, tendo sido então inventariada sob a verba S 7. Mais tarde, foi transferida para uma reserva, onde se mantém.
Incorporação: Pertencia às colecções reais.
Bibliografia
APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 2, 1911
Um olhar real. Obra artístiva da Rainha D. Maria Pia. Catálogo da exposição
Exposições
Um Olhar Real. Obra Artísica da Raínha D. Maria Pia. Aguarela, Desenho e Fotografia.