A Sapateira Prodigiosa-1960
-
Museu: Museu Nacional do Teatro e da Dança
-
Nº de Inventário: MNT 4728
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Fotografia
-
Autor:
J. Marques (Fotógrafo)
-
Datação: 1960
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 17 x Larg. 12.5
-
Descrição: Fotografia de cena da peça “A Sapateira prodigiosa”, pela Cª Rey Colaço Robles Monteiro no Teatro Nacional D. Maria II em 1960. Na fotografia os actores José de Castro (o moço do chapéu) e Teresa Mota (A vizinha amarela).
Ela usa um vestido pelo meio da perna com a saia pragueada e com alguma roda. É de mangas cavas e usa um lenço franjado sobre os ombros. El veste umas calças pretas, camisa branca e jaqueta. Faixa à cintura e calças enfiadas por dentro das botas. Na cabeça um chapéu de abas. Os trajes fazem lembrar trajes sevilhanos.
-
-
Origem/Historial: A Sapateira Prodigiosa, farsa violenta em 2 actos e 1 prólogo, da autoria de Federico Garcia Lorca, contando com encenação de Varela Silva, cenário de Octávio Clérigo e interpretações de Gina Santos, Meniche Lopes, Maria Corte Real, Cremilda Gil, Lia Santos, Fernanda Esmeralda, Teresa Mota, Laura Fernandes, Maria Luísa de Sousa, Manuela Machado, Varela Silva, Raul de Carvalho, Guida Maria, António Palma, Carlos Duarte, Carlos Avilez e José de Castro.
-
Incorporação: Gabriela Pinhanços
-