Estudo para o retábulo das Santas Virgens

  • Museu: Palácio Nacional de Mafra
  • Nº de Inventário: PNM 1013
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Escultura
  • Autor: Alessandro Giusti (Escultor)
  • Datação: 1761
  • Técnica: Escultura em relevo
  • Dimensões (cm): Alt. 167 x Larg. 104 x Esp. 31
  • Descrição: Na parte superior da composição, entre as nuvens do céu, está representada a Virgem, sentada, com o Menino, nu, ao colo. Estão ambos de frente, olhando para a direita baixa. A Virgem enverga uma túnica, cingida na cintura, e uma capa larga, que também lhe cobre a cabeça, aberta, como que abrigando as santas dispostas mais abaixo. Sobre a Virgem e o Menino pairam dois anjos que a coroam de flores. Em redor da Virgem surgem, de entre as nuvens, outros doze anjos: cinco à sua direita e sete à esquerda. Do grupo de santas, a que está num plano mais elevado, e para quem a Virgem e o Menino dirigem o olhar, é Santa Clara de Assis, que se apresenta de perfil, curvada para diante, com o seu hábito de clarissa, com o capuz na cabeça. Traz na mão esquerda um ramo de açucenas, que encosta ao peito e, na direita, uma custódia. Atrás de si, duas outras santas olham para cima. Mais abaixo, à esquerda da composição, surge a rainha Santa Isabel, quase de frente e ajoelhada, também com vestes de clarissa, trazendo rosas numa dobra do largo manto que usa; junto ao seu joelho direito jazem um cetro e uma coroa real fechada de quatro aros aparentes. Tem diante de si Santa Isabel da Hungria, de perfil, com a cabeça voltada para a sua direita baixa, olhando para uma coroa fechada, de princesa, que está a seu lado e com os braços estendidos para cima; enverga as vestes da Ordem Terceira Franciscana. À sua frente, também de joelhos e voltada um pouco para a esquerda, apresenta-se Santa Rosa de Viterbo, coroada de rosas, vestida de clarissa, de mãos postas, tendo entre elas um ramo de açucenas. À sua esquerda, de perfil e de joelhos, está Santa Inês de Roma, com a mão direita sobre o peito e a esquerda apontada para baixo; tem o cordeiro por detrás de si. À sua direita figura Santa Margarida, de frente e a olhar para cima; enverga o hábito das clarissas e segura na mão direita um crucifixo e um ramo de açucenas. No extremo direito da composição, ao lado de Santa Margarida, talvez Santa Maria Egipcíaca, com açucenas na mão esquerda. A luneta tem sobreposto um florão, de onde sai uma grinalda para cada um dos lados.
  • Origem/Historial: Estudo para o retábulo da Capela das Santas Virgens da Basílica de Mafra, a primeira do lado da Epístola (nave Sul do templo). Executada na Escola de Escultura de Mafra.
  • Incorporação: Peça proveniente do Real Convento de Mafra.
  • Centro de Fabrico: Mafra (Escola de Escultura)

Bibliografia

  • CARVALHO, Armindo Ayres de - A escultura em Mafra. Mafra, 1950
  • IVO, Júlio - O Monumento de Mafra. Guia Illustrado. Lisboa: A Editora, 1906
  • PEREIRA, José Fernandes - A Escultura de Mafra. Lisboa: IPPAR, 2003
  • PEREIRA, José Fernandes - Arquitectura e Escultura de Mafra - Retórica da Perfeição. Lisboa: Editorial Presença, 1994
  • SANTA ANNA, Frei João de - Real Edificio Mafrense visto por fora e por dentro: ou Descripçaõ exacta, e circunstanciada do Regio Palacio, e Convento de Mafra externa, e internamente considerados com aexplicação das Plantas, que deste magnifico eadmiravel Edificio levantou Amancio Joze Henriques, segundo Tenente da Marinha, e Ajudante Architecto da Caza do Risco das Obras Publicas, e Director das do dito Real Edificio. Mafra: manuscrito, 1828
  • GOMES, Joaquim da Conceição - O Monumento de Mafra. Mafra, 1866
  • PEREIRA, José Fernandes - Mafra, Igreja, Palácio e Convento de. In PEREIRA, José Fernandes (dir.) - Dicionário da Arte Barroca em Portugal. Lisboa: Editorial Presença, 1989
  • SANTOS, Reynaldo dos - A escultura em Portugal. Lisboa, 1950, Vol. II
  • PAMPLONA, Fernando de - Giusti ou Justi (Alexandre). In Dicionário de pintores e escultores portugueses, 2.ª ed. Barcelos, 1988, vol. III
  • http://www1.ci.uc.pt/iej/alunos/2001/iconografia/SantaClaradeAssis.htm
  • https://www.unicamp.br/chaa/rhaa/atas/atas-IEHA-v2-088-96-joao%20dalla%20rosa%20jr.pdf

Multimédia

  • Imagem (2).jpg

    Imagem
  • Imagem (5).jpg

    Imagem