Estudo para o retábulo dos Santos Confessores

  • Museu: Palácio Nacional de Mafra
  • Nº de Inventário: PNM 1007
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Escultura
  • Autor: Alessandro Giusti (Escultor)
  • Datação: 1765
  • Técnica: Escultura em relevo
  • Dimensões (cm): Alt. 190,3 x Larg. 119,8 x Esp. 25,3
  • Descrição: Na parte superior da composição está a Virgem, sentada, de frente, a olhar para baixo, envergando uma túnica e um manto, que lhe cobre também a cabeça. Tem à sua direita o Menino, nu, de frente, a olhar para a direita. Dá a mão esquerda a sua Mãe e aponta a direita para uma taça com flores, um coração ardente e o flagrum da Paixão, que lhe é apresentado por um anjo, ajoelhado, representado de perfil. Mais acima, circundando a Virgem e o Menino, surgem de entre as nuvens, doze anjos. À esquerda, aos pés do anjo, Santiago olha para Virgem com o Menino e traz um bordão na mão direita. Abaixo dele ajoelha-se São Bernardino de Sena, com o seu hábito franciscano, segurando na mão esquerda a tábua com as iniciais IHS [Jesus Salvador dos Homens]. Está voltado três quartos à direita, tendo diante de si S. Luís [rei Luís IX de França], também de joelhos e a olhar para cima. Enverga camisa, túnica, sobrepeliz com a cruz-de-lis nos cantos e capa magna semeada de cruzes-de-liz com gola de arminhos. Ostenta ao peito um colar, cujos elos são intercalados de vieiras, simbolizando as idas à Terra Santa em duas cruzadas; aliás, à sua esquerda, é elevado um estandarte com as iniciais IHS, na extremidade de cuja haste está uma cruz. A seus pés, junto ao joelho direito, um anjo sustém nas mãos a coroa real e o cetro. À direita da composição, de pé e voltado três quartos à esquerda, figura Santo Ivo, vestindo a sua beca de juiz e segurando o capelo na mão esquerda. Segundo José Fernandes Pereira, esta peça tem afinidades com o retábulo dos Santos Mártires, que está colocado na capela seguinte, o que se confirma.
  • Origem/Historial: Estudo para o retábulo da Capela dos Santos Confessores da Basílica de Mafra, a segunda localizada no lado da Epístola, na nave da Basílica virada a Sul. Executada na Escola de Escultura de Mafra.
  • Incorporação: Peça proveniente do Real Convento de Mafra.
  • Centro de Fabrico: Mafra (Escola de Escultura)

Bibliografia

  • IVO, Júlio - O Monumento de Mafra. Guia Illustrado. Lisboa: A Editora, 1906
  • PEREIRA, José Fernandes - A Escultura de Mafra. Lisboa: IPPAR, 2003
  • PEREIRA, José Fernandes - Arquitectura e Escultura de Mafra - Retórica da Perfeição. Lisboa: Editorial Presença, 1994
  • PEREIRA, José Fernandes - Mafra, Igreja, Palácio e Convento de. In PEREIRA, José Fernandes (dir.) - Dicionário da Arte Barroca em Portugal. Lisboa: Editorial Presença, 1989
  • SANTOS, Reynaldo dos - A escultura em Portugal. Lisboa, 1950, Vol. II
  • PEREIRA, José Fernandes - Giusti, Alessandro. In PEREIRA, José Fernandes (dir.) - Dicionário da Arte Barroca em Portugal. Lisboa: Editorial Presença, 1989
  • PAMPLONA, Fernando de - Giusti ou Justi (Alexandre). In Dicionário de pintores e escultores portugueses, 2.ª ed. Barcelos, 1988, vol. III
  • SANTA ANA, Frei João, REAL EDIFÍCIO MAFRENSE visto por fora, e por dentro: ou Descripção exacta,e circunstanciada do REGIO PALACIO, E CONVENMTO DE MAFRA externa, e internamente considerados, com a explicação das Plantas que deste magnifico e admiravel Edificio levantou Amancio Joze Henriques, Segundo tenente da Marinha, e Ajudante Architecto da Caza do Risco das Obras Publicas, e Director das dito Real Edifico. Seu Author F.r João de Santa Ana, Prègador d’EL REI NOSSO SENHOR e Bibliothecario da Sua Real Livraria de Mafra. Feita no ano De 1828., ms. BPNM
  • https://franciscanos.org.br/vidacrista/sao-luis-de-franca-e-os-franciscanos-2/#gsc.tab=0
  • https://cruzterrasanta.com.br/significado-e-simbolismo-de-santo-ivo/124/103/
  • https://cruzterrasanta.com.br/sao-bernardino-de-sena/389/101/

Multimédia

  • Imagem (7).jpg

    Imagem
  • Imagem (7).jpg

    Imagem