Estudo para o retábulo da Última Ceia
-
Museu: Palácio Nacional de Mafra
-
Nº de Inventário: PNM 1018
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Alessandro Giusti (Escultor)
-
Datação: Século 18
-
-
Técnica: Escultura em relevo
-
Dimensões (cm): Alt. 189 x Larg. 127 x Esp. 21,5
-
Descrição: A metade inferior da composição é preenchida pela cena bíblica da Última Ceia. Ao centro, sentado, figura Jesus Cristo, a olhar para cima e a abençoar o pão que tirou da bandeja que tem à sua frente. Está rodeado dos doze Discípulos, tendo à sua direita São João e, à esquerda, São Pedro. Os restantes dispõem-se à volta da mesa (São Bartolomeu, São Tiago Menor, Santo André, São Tiago Maior, São Tomé, São Filipe, São Mateus, São Judas Tadeu, São Simão e Judas Iscariotes), estando de pé os três do plano mais recuado. O cálice pode ver-se junto ao cotovelo direito de São João. No chão, ao centro, repousa um jarro com tampa cuja base está parcialmente tapada por um panejamento. A cena é iluminada por uma lâmpada de quatro lumes pendente do teto. Quatro pequenos anjos pairam, à esquerda, sobre o grupo, enquanto outros dois, um mais ao centro e o outro à direita, afastam um reposteiro, conferindo à cena um aspeto cénico, deixando ver os elementos arquitetónicos que dão, porventura paradoxalmente em relação À Escritura, a imponência do espaço. É curioso o facto de o artista utilizar como cenário trechos da arquitetura do próprio Convento de Mafra, onde executa a obra, bem como peças móveis existentes no edifício, como a lâmpada e os três bancos onde se sentam os Discípulos do plano mais próximo (ver campo Multimédia).
Este painel em gesso nunca foi passado para mármore, como estava previsto. Aliás, Frei João de Santa Ana confirma-o, ao escrever: "[O painel que] representa a Ceia de Jesus Cristo com os seus Discípulos ainda [1828] [está] de pintura. Este último já está principiado de escultura em uma das casas do telheiro." Com efeito, o PNM mantém nas reservas o bloco de mármore com a escultura já iniciada (ver campo Multimédia) e que, por razão desconhecida, assim ficou. Deste modo, a pintura mantém-se na capela (ver campo Multimédia). Numa breve comparação entre esta e o painel em gesso, são poucas as verdadeiras "afinidades". No gesso, o artista é naturalmente mais sintético na parte da ceia, e as figuras pouca ou nenhuma correspondência têm num caso e no outro, a não ser o facto de formarem como que um círculo apertado (com onze Discípulos na pintura e doze na escultura). Nesta, os anjos têm um papel de apresentadores de um cenário realista, concreto e identificador do local da execução da obra; na pintura, veneram o Mistério da Eucaristia e não interferem no fundo da composição, mais ou menos esteriotipado neste género de cenas.
-
-
Origem/Historial: Gesso preparatório para um retábulo em pedra, que não chegou a ser realizado na totalidade, destinado à Capela de São Pedro de Alcântara da Basílica de Mafra, localizada à esquerda da Capela-mor. Executada na Escola de Escultura de Mafra.
-
Incorporação: Peça proveniente do Real Convento de Mafra.
-
Centro de Fabrico: Mafra (Escola de Escultura)
Bibliografia
- CARVALHO, Armindo Ayres de - A escultura em Mafra. Mafra, 1950
- IVO, Júlio - O Monumento de Mafra. Guia Illustrado. Lisboa: A Editora, 1906
- MACHADO, Cyrillo Volkmar - Colecção de Memórias, Relativas às Vidas dos Pintores, e Escultores, Architetos, e Gravadores Portuguezes e dos Estrangeiros, que estiverão em Portugal, recolhidas, e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, Pintor ao serviço de S. Magestade. O Senhor D. João VI. Lisboa: Impr. de Victorino Rodrigues da Silva, 1823
- PEREIRA, José Fernandes - A Escultura de Mafra. Lisboa: IPPAR, 2003
- SANTA ANNA, Frei João de - Real Edificio Mafrense visto por fora e por dentro: ou Descripçaõ exacta, e circunstanciada do Regio Palacio, e Convento de Mafra externa, e internamente considerados com aexplicação das Plantas, que deste magnifico eadmiravel Edificio levantou Amancio Joze Henriques, segundo Tenente da Marinha, e Ajudante Architecto da Caza do Risco das Obras Publicas, e Director das do dito Real Edificio. Mafra: manuscrito, 1828