Estudo para a luneta de São Francisco recebendo os estigmas
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Museu: Palácio Nacional de Mafra
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Nº de Inventário: PNM 1001
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Super Categoria:
Arte
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Categoria: Escultura
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Autor:
Alessandro Giusti (Escultor)
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Datação: Século 18
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Técnica: Escultura em relevo
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Dimensões (cm): Alt. 83 x Larg. 137 x Esp. 18
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Descrição: Na parte superior da composição, sobressai, entre nuvens, um serafim personificando Cristo, acompanhado por três anjos à sua direita e dois, mais acima, à sua esquerda. Olha para a figura de São Francisco de Assis, ajoelhado, um pouco abaixo, voltado três quartos à esquerda e que retribui o olhar ao Cristo-Serafim. Enverga o hábito franciscano, tem os braços abertos, acabando de receber os estigmas, visíveis nas mãos e no pé esquerdo. Tem à sua frente, aberto, o livro dos Santos Evangelhos, o verdadeiro guia de vida do Santo. Mais à esquerda, está sentado um frade idoso, usando também o hábito franciscano. Está voltado três quartos à direita e tem o capuz sobre a cabeça. Dirige o olhar para baixo, para um livro, que tanto pode ser a Regra da Ordem, como os Santos Evangelhos. Deve tratar-se de São Bernardo de Quintavalle, o primeiro companheiro de S. Francisco. O pequeno templo que se vê ao fundo é, com toda a probabilidade, a Capela de São Damião, em Assis, reerguida pelo Santo, tendo sido aí que ele escreveu o "Cãntico das Criaturas"; também albergou Santa Clara e suas "irmãs" durante cinquenta anos.
A propósito deste fenómeno, diz Frei João Pedro (2017): "Um dia, caminhando com frei Egídio na direção das Marcas de Ancona, durante uma viagem, exulta ardentemente no Senhor, enquanto Francisco canta em francês, louvando e bendizendo o Senhor. Estão de tal forma cumulados de alegria que dão a entender que haviam descoberto um grande tesouro. A alegria acompanha Francisco. De modo especial, no Alverne, experimenta ao mesmo tempo alegria e dor. Sente alegria pela maneira tão delicada como o Crucificado lhe aparece sob a forma de um Serafim. Experimenta profunda compaixão por vê-lo pregado na cruz. Alegria e tristeza, no coração de Francisco, são expressão profunda da sua emotividade humana conduzida por Deus até ao limite do ser humano."
A luneta tem sobreposto um florão de onde sai, para cada um dos lados, uma grinalda.
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Origem/Historial: Estudo para luneta da Capela de Nossa Senhora do Rosário da Basílica de Mafra colocada na parede Nascente. Executada na Escola de Escultura de Mafra.
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Incorporação: Peça proveniente do Real Convento de Mafra.
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Centro de Fabrico: Mafra (Escola de Escultura)
Bibliografia
- IVO, Júlio - O Monumento de Mafra. Guia Illustrado. Lisboa: A Editora, 1906
- PEREIRA, José Fernandes - A Escultura de Mafra. Lisboa: IPPAR, 2003
- http://docplayer.com.br/2854586-3-a-experiencia-mistica-de-francisco-de-assis-despertar-evangelico.html