Estudo para a luneta de São Pedro e São Teotónio
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Museu: Palácio Nacional de Mafra
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Nº de Inventário: PNM 993
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Super Categoria:
Arte
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Categoria: Escultura
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Autor:
Alessandro Giusti
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Datação: Século 18
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Técnica: Baixo-relevo
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Dimensões (cm): Alt. 87 x Larg. 143 x Esp. 4
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Descrição: À esquerda, está representado São Teotónio, quase de frente, com o joelho esquerdo em terra, a mão esquerda sobre o peito e o braço direito afastado do corpo e virado para baixo, faltando-lhe a mão. Enverga as vestes crúzias, estando o barrete eclesiástico deposto no chão. Ostenta uma cruz peitoral, pendendo de um cordão, sob a mão esquerda. Olha para a esquerda e para cima, de onde emerge um resplendor, com cabeças de anjos intercaladas nos raios, certamente a Luz Divina que, em última análise e segundo a mística franciscana, se confunde com o próprio Criador. À esquerda do Santo, arranca uma escada de pedra que penetra o resplendor e que, portanto, dá acesso a Deus. À direita desta, paira a figura de S. Pedro, sobre uma nuvem, tendo por trás três anjos que se deixam ver por entre outra nuvem. Veste um manto largo, esvoaçante, e aponta com a mão direita para o resplendor, enquanto segura duas chaves com a esquerda; traz, entre o braço esquerdo e o corpo, o livro da Sagrada Escritura. Entre os Santos figuram dois anjos. Um, à esquerda, de frente, com o torso e a cabeça inclinados para a direita, sustém nas mãos uma mitra - alusão aos bispados de Viseu e de Coimbra que São Teotónio recusou -, o outro, sentado no chão, ligeiramente voltado à esquerda, cruzando o olhar com o primeiro, assenta o braço e a mão esquerda sobre um globo carregado de sete estrelas aparentes, porventura uma transposição para a Arte da alocução sálmica citada por Oresme: "Os céus declaram a Glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos." Junto ao globo está prostrado o báculo que poderia ter pertencido a S. Teotónio, porém, recusado por si, tal como a mitra. A composição é flanqueada, à esquerda, por uma meia coluna clássica posta sobre um soco assente no segundo de dois degraus e, à direita, por duas árvores. A luneta é encimada por um florão de onde pende, para cada um dos lados da cercadura, uma grinalda.
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Origem/Historial: Estudo para luneta em mármore da Capela dos Santos Confessores da Basílica de Mafra, colocada na parede Poente. Executada na Escola de Escultura de Mafra.
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Incorporação: Peça proveniente do Real Convento de Mafra.
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Centro de Fabrico: Mafra (Escola de Escultura)
Bibliografia
- IVO, Júlio - O Monumento de Mafra. Guia Illustrado. Lisboa: A Editora, 1906
- PEREIRA, José Fernandes - A Escultura de Mafra. Lisboa: IPPAR, 2003
- https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Teot%C3%B3nio
- SILVA, André Maurício Horta Reis da, "São Teotónio: Vida, obra e iconografia", Dissertação de Mestrado em Teologia, Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, Braga, 2017.