Estudo para a luneta do Passo do Apocalipse

  • Museu: Palácio Nacional de Mafra
  • Nº de Inventário: PNM 1019
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Escultura
  • Autor: Alessandro Giusti (Escultor)
  • Datação: Século 18
  • Técnica: Escultura em relevo
  • Dimensões (cm): Alt. 81 x Larg. 135 x Esp. 4
  • Descrição: No centro da composição, em cima, sobre nuvens, assenta um livro fechado, com sete selos pendentes, sobre o qual está deitado um cordeiro, de perfil, com a cabeça voltada para a esquerda. De entre nuvens, emergem nove anjos: quatro à direita, dois por baixo e três à esquerda. O cordeiro está a ser adorado por nove anciãos envergando túnicas e mantos - cinco do lado direito e quatro do lado esquerdo. Trata-se, naturalmente, da representação de um excerto do capítulo 5 do Apocalipse de S. João, adaptado pelo artista, e que reza assim: «1.Então vi na mão direita daquele que está assentado no trono um livro [...] escrito de ambos os lados e selado com sete selos. 6.Depois vi um Cordeiro, que parecia ter estado morto [...] cercado [...] pelos anciãos [...] [que se] prostraram diante do Cordeiro. 9. E eles cantavam um cântico novo: "Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto e com teu sangue compraste para Deus gente de toda a tribo, língua, povo e nação. 10.Tu os constituíste reino e sacerdotes para o nosso Deus, e eles reinarão sobre a terra". 11.Então olhei e ouvi a voz de muitos anjos, milhares de milhares e milhões de milhões. Eles rodeavam o trono, bem como os seres viventes e os anciãos, 12.e cantavam em alta voz: "Digno é o Cordeiro que foi morto de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor!" 13.Depois ouvi todas as criaturas existentes no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles há, que diziam: "Àquele que está assentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, a honra, a glória e o poder, para todo o sempre!" 14.[...] E os anciãos prostraram-se e o adoraram.» A luneta é encimada, ao centro, por um florão, de onde pende uma grinalda para cada um dos lados da cercadura.
  • Origem/Historial: Estudo para a luneta em mármore da Capela de São Pedro de Alcântara da Basílica de Mafra, aplicada na parede Norte. Executada na Escola de Escultura de Mafra.
  • Incorporação: Peça proveniente do Real Convento de Mafra.
  • Centro de Fabrico: Mafra (Escola de Escultura)

Bibliografia

  • IVO, Júlio - O Monumento de Mafra. Guia Illustrado. Lisboa: A Editora, 1906
  • PEREIRA, José Fernandes - A Escultura de Mafra. Lisboa: IPPAR, 2003
  • file:///C:/Users/joaovaz.PNMAFRA/Desktop/Apocalipse%20-%20B%C3%ADblia.html

Multimédia

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