Estudo para a luneta de São Norberto na benção do pão
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Museu: Palácio Nacional de Mafra
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Nº de Inventário: PNM 1020
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Super Categoria:
Arte
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Categoria: Escultura
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Autor:
Alessandro Giusti (Escultor)
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Datação: Século 18
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Técnica: Alto-relevo
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Dimensões (cm): Alt. 90 x Larg. 148 x Esp. 4
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Descrição: Ao centro, está representado são Norberto, envergando as vestes da Ordem dos Cónegos Regulares Premonstratenses, fundada por si, também conhecida como “dos Monges Brancos”, uma referência ao hábito, que é dessa cor. Apresenta-se de frente, com a cabeça voltada três quartos para a direita. Com a mão esquerda segura contra si uma cruz e , com a esquerda, abençoa quatro pães depostos sobre uma taça que lhe é apresentada por um provável monge da Ordem, com o joelho direito em terra, vestindo as respetivas vestes, com um cordão ao pescoço e olhando para o Santo. Por detrás deste, de perfil, está um homem de barba, usando uma túnica e um manto largo que, de mãos postas, fixa o Santo com o olhar, numa atitude de veneração. À direita de São Norberto, sentada no chão, de frente, envergando uma túnica e um manto que tambám lhe cobre a cabeça, figura uma mulher com um menino ao colo, inclinado para a sua esquerda, tentando afagar um cão, deitado junto deles. No lado esquerdo da composição, uma outra mulher surge de perfil, voltada para o centro. Está de joelhos e ampara contra o corpo uma criança que a abraça, abrigada pelo amplo manto que ela veste. Olha para cima, para uma figura feminina que, de pé e de frente, lhe retribui o olhar, ao mesmo tempo que, com a mão esquerda, eleva o manto que usa e lhe cobre a cabeça. O fundo, do centro para a direita, é preenchido por parte de uma arquitetura clássica; no lado esquerdo, por uma paisagem, onde se destaca, no sopé de uma elevação com um moinho no topo, uma capela com casario anexo, tavez aquela sobre a qual foi construída, a mando de São Norberto, a Igreja de Santa Maria de Premontré, no vale do mesmo nome. A peça é encimada, ao centro, por um florão, de onde parte uma grinalda para cada lado da cercadura.
Numa interpretação mais específica da composição, podem colocar-se hipóteses, baseadas não só em todo um manancial iconográfico conhecido e sugestivo, mas também nos principais traços da vida do Santo. Assim, sabe-se que São Norberto nutria uma especial devoção pela Virgem Maria e pela Eucaristia, a que sempre se manteve fiel. Ora, voltando às figuras representadas, além do Santo e do monge que o acolita, pode ver-se como Nossa Senhora com o Menino nas figuras imediatamente à sua direita, Santa Isabel e São João Batista (criança) logo a seguir, no lado esquerdo, São José por trás do monge ajoelhado (podendo reforçar esta ideia o lírio caído, junto ao calcanhar deste) e Santa Ana, de pé, no lado oposto (não obstante o seu aspeto de mulher jovem). O cão simbolizaria a fidelidade de São Norberto às suas devoções, alargada a toda a Sagrada Família. A devoção pela Eucaristia é evidente na bênção dos pães, tema primordial de toda a composição.
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Origem/Historial: Estudo para luneta em mármore da Capela dos Santos Confessores da Basílica de Mafra, colocada na parede Nascente. Executada na Escola de Escultura de Mafra.
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Incorporação: Peça proveniente do Real Convento de Mafra.
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Centro de Fabrico: Mafra (Escola de Escultura)
Bibliografia
- IVO, Júlio - O Monumento de Mafra. Guia Illustrado. Lisboa: A Editora, 1906
- PEREIRA, José Fernandes - A Escultura de Mafra. Lisboa: IPPAR, 2003
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Norberto_de_Xanten
- São Norberto, apóstolo da EucaristiaA+A-
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