Estudo para a luneta de São Carlos Borromeu e São Francisco de Sales
-
Museu: Palácio Nacional de Mafra
-
Nº de Inventário: PNM 998
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Alessandro Giusti (Escultor)
-
Datação: Século 18
-
-
Técnica: Escultura em relevo
-
Dimensões (cm): Alt. 75 x Larg. 147 x Esp. 4
-
Descrição: A peça representa São Carlos Borromeu e São Francisco de Sales acompanhados por anjos, todos sobre rolos de nuvens. À esquerda figura São Carlos Borromeu, ajoelhado, de frente, envergando túnica com sobrepeliz bordada e manto; tem o rosto sem barba e é calvo. Tem o braço esquerdo apontado para o centro e segura na mão direita o barrete eclesiástico. À sua esquerda e no centro da composição, dois anjos seguram os atributos dos Santos. O da esquerda, o chapéu cardinalício de São Carlos Borromeu, que foi bispo, arcebispo e cardeal. O da direita, uma mitra e um báculo, como referência provável a São Francisco de Sales, bispo de Genebra, que está representado atrás deste anjo, também ajoelhado, quase de frente, a olhar para baixo, com as mãos cruzadas sobre o peito. Enverga hábito, sobrepeliz branca bordada e mozeta. Tem o rosto com barba e é calvo. À sua esquerda, e a fechar a composição, um terceiro anjo, sentado, de frente, põe a mão esquerda sobre o peito e assenta a outra num joelho. A luneta tem sobreposto um florão, de onde parte, para cada um dos lados, uma grinalda.
A peça está relacionada com a pintura a óleo sobre tela, inventariada sob a verba PNM 2680, da autoria de André Gonçalves. Nela, a figura de São Carlos Borromeu é de mais fácil identificação, por se apresentar de perfil, o que permite ver melhor os traços fisionómicos do seu rosto, em que se destaca o nariz de grandes dimensões. Já a imagem de S. Francisco de Sales não oferece dúvidas quanto à identificação. De facto, a composição da pintura é naturalmente mais complexa; os Santos aparecem de perfil, pela mesma ordem da escultura, mas com São Carlos de braços estendidos para diante e com o corpo inclinado para a frente, olhando para cima. O número de anjos é maior: aqui são cinco - dois nos flancos e um ao centro. Os atributos, se não se contar com as vestes, limitam-se agora ao chapéu cardinalício e à mitra, que dois dos anjos transportam na cabeça, como numa brincadeira, dando alegria ao quadro.
A escultura de Giusti veio, à semelhança de outros casos, simplificar a pintura inspiradora, sobressaindo, neste aspeto, o hieratismo das figuras principais e a maior serenidade da composição.
Para a completa compreensão da obra de André Gonçalves e do seu processo de restauro é indispensável a leitura da obra "Uma pintura de Mafra por André Gonçalves" (coord. de Agnès Le Gac & Helena Pinheiro de Melo) (ver campo da Bibliografia).
Pelo menos desde Frei João de Santa Ana, o Santo posicionado à esquerda foi identificado como sendo São Teotónio, o que foi repetido por diversos autores, como Júlio Ivo e Fernandes Pereira. Está hoje assente que se trata de São Carlos Borromeu, a partir da iconografia conhecida, desde logo aplicada à pintura de André Gonçalves.
-
-
Origem/Historial: Estudo para luneta em mármore da Capela dos Santos Bispos da Basílica de Mafra, colocada na parede Nascente. Executada na Escola de Escultura de Mafra.
-
Incorporação: Peça proveniente do Real Convento de Mafra.
-
Centro de Fabrico: Mafra (Escola de Escultura)
Bibliografia
- IVO, Júlio - O Monumento de Mafra. Guia Illustrado. Lisboa: A Editora, 1906
- PEREIRA, José Fernandes - A Escultura de Mafra. Lisboa: IPPAR, 2003
- SANTA ANA, Frei João, REAL EDIFÍCIO MAFRENSE visto por fora, e por dentro: ou Descripção exacta,e circunstanciada do REGIO PALACIO, E CONVENMTO DE MAFRA externa, e internamente considerados, com a explicação das Plantas que deste magnifico e admiravel Edificio levantou Amancio Joze Henriques, Segundo tenente da Marinha, e Ajudante Architecto da Caza do Risco das Obras Publicas, e Director das dito Real Edifico. Seu Author F.r João de Santa Ana, Prègador d’EL REI NOSSO SENHOR e Bibliothecario da Sua Real Livraria de Mafra. Feita no ano De 1828., ms. BPNM
- "Uma pintura de Mafra por André Gonçalves" / coord. ed. e cient. Agnès Le Gac, Helena Pinheiro de Melo. - Casal de Cambra : Caleisdoscópio, 2018. ISBN 978-989-658-565-5
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Sales
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Borromeu