O Suplício de Mársias
-
Museu: Palácio Nacional de Mafra
-
Nº de Inventário: PNM 616
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 18/19
-
Suporte: Gesso
-
Técnica: Moldagem em gesso
-
Dimensões (cm): Alt. 73 x Larg. 37 x Prof. 37
-
Descrição: Moldagem em gesso representando Mársias, um sátiro da mitologia greco-romana, que foi supliciado por Apolo. A posição do torso remete para a escultura romana em mármore, mostrando o corpo de Mársias suspenso de uma árvore pelos braços. Este torso é apenas um fragmento da estátua original, na qual se observa a cabeça, com espessos cabelos e barba desgrenhada, pendendo ligeiramente para a frente. O corpo apresenta-se nu e musculado.
-
-
Origem/Historial: Moldagem realizada a partir de um mármore romano dos séculos I ou II, segundo um original helenístico. A escultura em pedra, encontrada em Roma, encontra-se hoje no Museu do Louvre (França), existindo outras cópias idênticas, como a que se encontra na Gipsoteca de Munique (Alemanha). Pertenceu à gipsoteca da Real Escola de Escultura de Mafra, conforme o Livro do Tombo, onde a peça foi registada em 1950.
-
Incorporação: Museu do Palácio de Mafra.
-
Centro de Fabrico: Mafra
Bibliografia
- SALDANHA, Sandra Costa, Alessandro Giusti (1715-1799) e a Aula de Escultura de Mafra, vol. I, Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2012.
- WEIS, A. - The Hanging Marsyas and Its Copies, 1992
- Livro do Tombo do Palácio Nacional de Mafra -Cadastro dos Bens do Domínio Público (Palácio Nacional de Mafra)