Medalhão representando a Virgem com o Menino e Santo António

  • Museu: Palácio Nacional de Mafra
  • Nº de Inventário: PNM 954
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Escultura
  • Autor: José de Almeida
  • Datação: 1730
  • Suporte: Madeira de pinho
  • Técnica: Alto-relevo
  • Dimensões (cm): Alt. 216 x Larg. 287 x Prof. 31,5
  • Descrição: Medalhão esculpido em madeira representando em alto-relevo a Virgem Maria com o Menino e Santo António. A Virgem Maria encontra-se sentada num trono de nuvens e rodeada por um coro de anjos, tendo ao colo, sobre o lado direito, o Menino Jesus. Santo António, com hábito franciscano, encontra-se ao lado direito da composição, ajoelhado frente à Virgem Maria, de mãos postas ao peito e cabeça reverencialmente inclinada.
  • Origem/Historial: Atribuído ao escultor José de Almeida (1700-1769), que apenas a título de recurso teve produção destinada a Mafra, o medalhão que representa a Virgem com o Menino e Santo António, evocação a que está dedicado o convento e basílica de Mafra, foi uma das peças “provisórias” criadas expressamente para a sagração deste templo, a 22 de outubro de 1730. Segundo tese de Ayres de Carvalho, profundo conhecedor da arte barroca joanina, é plausível que o medalhão tivesse figurado provisoriamente no frontão da fachada da basílica de Mafra, enquanto não estivesse aplicado o medalhão definitivo (segundo alguns investigadores, realizado em Roma por Giuseppe Lironi (1691-1746) e, segundo outros, em Génova por Francesco Maria Schiaffino (1698-1765). Efetivamente, para além da forma oval (ao baixo), a dimensão deste medalhão em madeira confere com exatidão com as medidas do vão oval ainda hoje visível no intradorso da galeria da Bênção; nada tendo a ver (em termos de dimensão e forma) com os medalhões existentes no pórtico de entrada principal da basílica, onde presentemente consta um medalhão com o mesmo tema (porém num oval ao alto), da autoria de Carlo Monaldi (1683-1760), idêntico a uma terceira peça, atribuída ao mesmo escultor, que se encontra na portaria conventual. [citação da entrada de catálogo 59, cf. DO TRATADO À OBRA]
  • Centro de Fabrico: Mafra

Bibliografia

  • GORJÃO, Sérgio; PEREIRA, Paulo; Et alli. DO TRATADO À OBRA - GÉNESE DA ARTE E DA ARQUITETURA NO PALÁCIO DE MAFRA. Mafra: DGPC/PNM, 2017
  • GORJÃO, Sérgio - Notícia das Reais Obras de Mafra. 2017 [sítio digital: http://www.academia.edu.]

Exposições

  • DO TRATADO À OBRA - GÉNESE DA ARTE E DA ARQUITETURA NO PALÁCIO DE MAFRA

    • Mafra (Palácio Nacional de Mafra)
    • 17/11/2017 a 31/5/2018
    • Exposição Física

Multimédia

  • PNM 954.jpg

    Imagem
  • 954.jpg

    Imagem