Descrição: A imagem, de vulto perfeito, representa o Apóstolo São Mateus. Apresenta-se a corpo inteiro, de pé, ligeiramente voltado à direita, com a cabeça inclinada para baixo. Enverga uma túnica e um manto largo, cingido na cintura por um cordão. Segura na mão esquerda um livro aberto, certamente o seu Evangelho. Embora parte do braço e da mão estejam truncados, percebe-se que os direcionava para o livro e que teria na mão uma pena (simbolizando a sua condição de evangelista) ou um ramo de carvalho (significando a força e perseverança mostradas nas perseguições por que passou). Assenta o pé esquerdo numa saca com moedas, referência ao seu ofício de cobrador de impostos na Galileia, antes da sua chamada à conversão. A imagem repousa sobre uma base retangular.
A peça apresenta semelhanças com a estátua existente na capela dos Santos Bispos da Basílica de Mafra, da autoria de Giacobbe Baratta (3ª década do século XVIII) (ver campo Multimédia).
Origem/Historial: Segundo o Livro do Tombo, a peça, registada em 1950, é proveniente do Convento de Mafra. Pertencente à antiga gipsoteca da Escola de Escultura de Mafra.
Incorporação: Peça proveniente do Real Convento de Mafra.
Bibliografia
Livro do Tombo do Palácio Nacional de Mafra -Cadastro dos Bens do Domínio Público (Palácio Nacional de Mafra)