Fragmento de caneca
-
Museu: Museu Nacional de Arqueologia
-
Nº de Inventário: RAVB E306
-
Super Categoria:
Arqueologia
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 15/17
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 11 x Larg. 7,4
-
Descrição: Fragmento de caneca de cerâmica vidrada de cor branca-acinzentada com decoração de linhas incisas e motivos fitomórficos em relevo (do tipo «Rhenish stoneware»). O bordo é liso, separado do corpo por duas canaluras, a superior mais saliente.
-
-
Origem/Historial: A «Rhenish stoneware» era inicialmente produzida no vale do Reno, na Alemanha, e nos Países Baixos. A presença deste fragmento entre o espólio recuperado no sítio arqueológico «Ria de Aveiro B/C» aponta para a existência de contactos do porto de Aveiro com o Norte da Europa. É também indício da importância da atividade daquele porto e do papel da região da ria nas rotas comerciais europeias.
-
Incorporação: Intervenção arqueológica
-
Bibliografia
- BETTENCOURT, J.; CARVALHO, P. (2009) - «Arqueologia marítima da ria de Aveiro: uma revisão dos dados disponíveis». In Octávio Lixa Filgueiras. Arquitecto de culturas marítimas. Lisboa: Âncora Editora.
- COELHO, I. P. (2012) - «Muito mais do que lixo: A cerâmica do sítio arqueológico subaquático ria de Aveiro B-C». In TEIXEIRA, A.; BETTENCOURT, J., coords.– Velhos e novos mundos: estudos de arqueologia moderna = Old and New Worlds. Studies on Early Modern Archaeology: Congresso Internacional de Arqueologia Moderna, Lisboa, 2011. Lisboa: CHAM.
- O TEMPO resgatado ao mar/ Com. cient. Adolfo Silveira. Lisboa: Museu Nacional de Arqueologia: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2014. Catálogo. ISBN 978-972-27-2247-6.