Músico tocador de gaita de foles
-
Museu: Museu da Terra de Miranda
-
Nº de Inventário: MTM.0001.Arte
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 17/18
-
Suporte: Madeira
-
Técnica: Escultura dourada e policromada
-
Dimensões (cm): Alt. 85 x Larg. 35 x Prof. 22
-
Descrição: Escultura em madeira dourada representando figura de músico tocador de gaita de foles ou cornamusa (instrumento musical) de corpo inteiro, de pé, com chapéu de plumas na cabeça. Pelo tipo de roupas e de chapéu, provavelmente seria uma figura de presépio italiano.
-
-
Origem/Historial: A proveniência da peça é desconhecida. Encontrava-se nas instalações da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN) em meados do século 20. No ofício endereçado pela Direcção Geral de Assuntos Culturais (DGAC) ao Director-Geral da DGEMN, em 07 de Junho de 1974, referia-se que as "4 imagens poderão manter-se em depósito legal nos gabinetes em causa [dos Serviços dos Monumentos]". A peça esteve a decorar o gabinete da Directora de Serviços de Inventário e divulgação (DSID).
No ano seguinte, por despacho do Secretário de Estado dos Assuntos Culturais e Investigação Científica, foi mandada inventariar a peça sendo publicada no Diário da república, 3ª Série, nº 210, de 11 de Setembro de 1975.
Após a extinção da DGEMN, em 2007, a peça foi retirada dos serviços na Praça do Comércio e levada para o edifício sede do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e posteriormente para o Forte de Sacavém onde se manteve depositada na chamada "Unidade de Direcção" do referido imóvel.
Em 2007, o Director do Museu da Terra de Miranda mostrou-se interessado na incorporação desta peça no seu acervo. Desde 2011 que se encontra no Museu da Terra de Miranda por afetação permanente.
-
-