Santa Escolástica
-
Museu: Museu da Terra de Miranda
-
Nº de Inventário: MTM.0003.Arte
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 17/18
-
Suporte: Madeira
-
Técnica: Escultura entalhada, dourada e estofada
-
Dimensões (cm): Alt. 93 x Larg. 47 x Prof. 26
-
Descrição: Escultura de madeira policromada representando Santa Escolástica (Santa Clara ou Santa Ana), de corpo inteiro, de pé, hábito feminino da ordem de São Bento, capuz branco, túnica negra com estufado a dourado, mão direita erguida segurando objecto em falta (báculo de abadessa) e na mão esquerda livro aberto. Assenta em base de madeira pintada de preto.
-
-
Origem/Historial: A proveniência da peça é desconhecida. Encontrava-se nas instalações da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN) em meados do século 20. No ofício endereçado pela Direcção Geral de Assuntos Culturais (DGAC) ao Director-Geral da DGEMN, em 07 de Junho de 1974, referia-se que as "4 imagens poderão manter-se em depósito legal nos gabinetes em causa [dos Serviços dos Monumentos]". A peça esteve a decorar o gabinete do...
Ver mais Sub Director-Geral.
No ano seguinte, por despacho do Secretário de Estado dos Assuntos Culturais e Investigação Científica, foi mandada inventariar a peça sendo publicada no Diário da república, 3ª Série, nº 210, de 11 de Setembro de 1975.
Após a extinção da DGEMN, em 2007, a peça foi retirada dos serviços na Praça do Comércio e levada para o edifício sede do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e posteriormente para o Forte de Sacavém onde se manteve depositada na chamada "Unidade de Direcção" do referido imóvel.
Em 2007, o Director do Museu da Terra de Miranda mostrou-se interessado na incorporação desta peça no seu acervo. Desde 2011 que se encontra no Museu da Terra de Miranda por afetação permanente. Fechar
-
-
Centro de Fabrico: Portugal