Técnica: Cristal moldado e lapidado; Vidro moldado; Metal (estrutura de sustentação): liga metálica 20% Cobre e 80% Zinco ou Prata de Niquel - liga de cobre até 60%, com 20% de níquel e cerca de 20% de zinco, inventada em 1860 na Alemanha como substituto da prata. Ambas com banho de prata.
Dimensões (cm): Alt. 310 (aproxim.) x Diâm. 190 (aproxim.)
Descrição: Lustre em cristal, com 72 lumes. O lustre é composto por 76 braços em forma de "S", que se distribuem por dois níveis a partir de um anel central. As contas de vidro, com formas de prisma rectangular e de conta facetada prendem em várias cadeias fixas ao anel central e ao topo, bem como as que formam um saco na parte inferior, criando o efeito de grande volume. No interior pende uma esfera lapidada. Os anéis do topo, central e na parte inferior prendem densas fiadas de pingentes em forma de prisma triangular com ponta de dardo "em chuveiro".
Os lumes encontram-se eletrificados e vestidos por uma manga de vidro opalino branco, assemelhando-se a uma vela, assente numa bobeche e no interior de cálice em flor.
O lustre é igualmente eletrificado e iluminado no interior por um conjunto de lâmpadas de bolbo grande.
Este lustre faz parte do conjunto com Invº4246 e Invº4247
Origem/Historial: Este lustre faz parte de um conjunto de 3, encomendados por ocasião das remodelações realizadas nas salas do andar Nobre, logo após o casamento de D. Luís I com D. Maria Pia de Sabóia, em carta dirigida à entidade bancária Knowles & Foster de 16 /12/1862 e chegada dos mesmos ao paço da Ajuda a 14 de Abril de 1863 .
Incorporação: Casa Real
Centro de Fabrico: Birmingham, Inglaterra
Bibliografia
APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 9, 1912
SMITH, John P.,"Osler's Crystal for Royalty and Rajahs", Mallet at Bourdon House Ltd., Mallet, June, 1991.