José Carlos dos Santos (actor)
-
Museu: Museu Nacional do Teatro e da Dança
-
Nº de Inventário: MNT 833
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Espólio documental
-
Autor:
CASTELLANO, SEVILLA (Fotógrafo)
-
Datação: Século 19
-
Suporte: papel
-
Técnica: impressão
-
Dimensões (cm): Alt. 14 x Larg. 9
-
Descrição: Postal com a fotografia do actor José Carlos dos Santos (1833-1866), também conhecido apenas por Santos ou Santos Pitorra, quando já estava cego.
Por baixo da fotografia a reprodução da sua assinatura. No canto inferior esquerdo a data do seu nascimento, morte, data, local e peça da sua estreia.
Segundo o postal o actor nasceu a 13 de Janeiro de 1834. Segundo Sousa Bastos foi em 1833. Faleceu em Fevereiro de 1886. Estreouse a 31 de Maio de 1851 no drama "Ghigi" de Francisco Gomes Amorim, no papel de Mariano no Teatro Nacional D. Maria II.
O Postal faz parte da colecção "Actores" com o nº 48
-
-
Origem/Historial: José Carlos dos Santos; Santos ou Santos Pitorra
Nasceu a 13 de Janeiro de 1834
Estreou-se em 1851 no drama "Ghigi"
Para além de actor foi co-fundador da companhia Santos & Pinto. Foi director/encenador do Teatro D. Maria II e posteriormente do Teatro do principe Real e do Teatro da Rua dos Condes. Foi professor no Conservatório.
Nos anos 70 do século 19, o actor cegou e em 1877, Pinheiro Chagas entregou um requerimento pedindo a reforma para o actor, que lhe foi concedida. Segundo Sousa Bastos recebeu a respectiva reforma até ao seu falecimento. Apesar disso continuou a representar. Em 1880 representou pela primeira vez depois de cegar, na peça "A Irmã do Cego" no Teatro do Príncipe Real.
Recebeu a Cruz da Ordem de Santiago e a comenda de Isabel, a Católica
Faleceu em 8 de Fevereiro de 1886.
-
Incorporação: Cândida Marins Duarte
-