Eden Teatro
-
Museu: Museu Nacional do Teatro e da Dança
-
Nº de Inventário: MNT 32510
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Espólio documental
-
Autor:
CASTELLANO, SEVILLA (Fotógrafo)
-
Datação: 1953
-
-
Técnica: positivo p/b
-
Dimensões (cm): Alt. 9.5 x Larg. 14
-
Descrição: Postal com vista da Praça dos Restauradores em Lisboa, vendo-se uma parte da fachada do Eden Teatro, onde estavam a ser exibidos os filmes "Um Homem Gordo" e "Duelo Sobre o Mar" e parte da fachada do Palácio Foz.
-
-
Origem/Historial: EDEN TEATRO
A iniciativa de construir o velho Eden Teatro foi da responsabilidade de Luis Galhardo. O velho Eden Teatro, com traço de Augusto Pina foi inaugurado em 25 de Setembro de 1914, com a opereta “O Burro do Sr. Alcaide”. O teatro teve séries complicações para conseguir autorização de funcionamento, devido a problemas de protecção contra incêndios e as autoridades acabaram por fechar o espaço, iniciando-se as obras de demolição em 1930.
Em 1937 foi inaugurado o novo Eden Teatro, com projecto inicial de Cassiano Branco, e terminado pelo arquitecto Carlos Dias, sendo o seu proprietário o Conde Sucena. Foi inaugurado com a peça “Bocage”. Após a sua inauguração o Eden apresentou apenas mais duas revistas, tornado-se depois numa sala de cinema.
Em 31 de Janeiro de 1989, foi projectado o último filme e o Eden fechou as suas portas. O edifício foi comprado pelo Grupo Amorim e transformado no Hotel Eden.
-
Incorporação: António Magalhães
-