Teatro Nacional S. João
-
Museu: Museu Nacional do Teatro e da Dança
-
Nº de Inventário: MNT 32545
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Espólio documental
-
Autor:
CASTELLANO, SEVILLA (Fotógrafo)
-
Datação: Século 20
-
Suporte: papel
-
Técnica: impressão
-
Dimensões (cm): Alt. 9 x Larg. 14
-
Descrição: Postal com a imagem do edifício do Teatro Nacional S. João, situado na Praça da Batalha no Porto.
-
-
Origem/Historial: TEATRO NACIONAL S. JOÃO (Porto)
Situado na Praça da Batalha no Porto.
A primitiva edificação data de 1794 e foi construída por determinação de Francisco de Almeida Mendonça com projecto do arquitecto italiano Vicente Mazzoneschi. Originalmente chamava-se Real Teatro de São João em homenagem ao princípe regente D. João, futuro D. João VI. Foi inaugurado em 1798 com a comédia “A Vivandeira”. Foi o primeiro edifício construído de raiz, no Porto, para apresentação de espectáculos.
Em 1908 um violento incêndio destruiu por completo o edifício, tendo a sua reconstrução iniciada em 1911 com um projecto de Marques da Silva, tendo reaberto em 1920.
Em 1932 passou a chamar-se S. João Cine e dedicava-se sobretudo à exibição de filmes.
Em 1992 foi adquirido pelo Estado. Entre 1993 e 1995 sofreu obras de remodelação com projecto do arquitecto João Carreira.
Em 2012 foi classificado como Monumento Nacional.
Trata-se de um edifício sem estilo definido, composto por uma frontaria guarnecida com quatro colunas jónicas, entre as quais se abrem três janelas de arco pleno. No friso do entablamento existem quatro figuras alegórias: Bondade, Dor, Ódio e Amor, de autoria dos escultores Diogo de Macedo e Sousa Caldas.
-
Incorporação: António Magalhães
-