Teatro Aveirense
-
Museu: Museu Nacional do Teatro e da Dança
-
Nº de Inventário: MNT 32419
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Espólio documental
-
Autor:
CASTELLANO, SEVILLA (Fotógrafo)
-
Datação: 1928
-
Suporte: papel
-
Técnica: impressão
-
Dimensões (cm): Alt. 9 x Larg. 14
-
Descrição: Postal com imagem das fachadas do Teatro Aveirense e Liceu José Estevão na Rua Belém do Pará em Aveiro.
Ed. Souto
-
-
Origem/Historial: TEATRO AVEIRENSE (Aveiro)
Em 1854 a Câmara Municipal de Aveiro adquiriu um terreno para a construção de uma sala de espectáculos e cultura.
A primeira pedra foi lançada em 1855 com um projecto de Araújo da Silva. Pouco depois,as obras tiveram que ser interrompidas devido a dificuldades financeiras, situação que se arrastou até finais da década de 1870
Os trabalhos de edificação foram concluídos em 1881 tendo a inauguração do teatro ocorrido em finais desse mesmo ano, com a Companhia do Teatro D. Maria II de Lisboa.
Após a implantação da República o teatro encerra para receber obras de adaptação e modernização, reabrindo em 1912, tendo como uma das novas funcionalidades o cinematógrafo
Em 1947, as suas actividades foram interrompidas procedendo-se a uma nova reformulação do seu interior, com projeto de Ernesto Korrodi.. Reabriu as suas portas em finais de 1949, agora com uma capacidade superior a mil lugares.
Em 1998 o imóvel foi adquirido pela Câmara Municipal, com o objectivo de o preservar como parte da história e do património da cidade, ao mesmo tempo que se propôs a realizar uma profunda renovação e ajustamento às necessidades e exigências atuais.
No ano de 2000 o Teatro Aveirense encerrou as suas portas, iniciando-se nova etapa de trabalhos de renovação, interior e exterior.
Em 23 de Outubro de 2003 voltou a reabrir
Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público desde 2002
-
Incorporação: António Magalhães
-