Armário de embutir
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 150/F
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 19
-
-
Técnica: Madeira pintada.
-
Dimensões (cm): Alt. 203 x Larg. 81
-
Descrição: Peça inteiriça constituída por duas partes com duplo batente separadas por uma gaveta central. Batentes com almofadas simples.
No interior, parte superior com dois escaparates com balaustrada, sendo a zona central recuada relativamente às laterais, na inferior, prateleira central assente sobre ripas de madeira. Prateleira decorada com elementos em trifólio vazados. Os quatro batentes apresentam dobradiças de ferro de pequena dimensão. Batentes esquerdos com trancas interiores de madeira. Batentes direitos com fechaduras com espelho losangulado em ferro.
Toda a estrutura do fundo do armário é constituída por ripado vertical adossado. Partes laterais sem acabamento apenas pintadas de cinzento. Parte superior e inferior sem acabamento.
Exterior e interior do armário pintados em vários tons de azul (?), verde (?).
-
-
Origem/Historial: Este armário foi retirado aquando das obras de reestruturação do Museu (2006/08), da última cela que existia no percurso de exposição do Museu e que foi demolida. No seu local de origem encontrava-se embutida na parede.
-
Incorporação: Transferência por disposição legal decorrente da extinção das ordens religiosas e consequente arrolamento dos bens pela Fazenda Nacional.
-