Coliseu dos Recreios (Lisboa)
-
Museu: Museu Nacional do Teatro e da Dança
-
Nº de Inventário: MNT 109400
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Fotografia
-
Autor:
CASTELLANO, SEVILLA (Fotógrafo)
-
Datação: 1983
-
-
Técnica: positivo a cores
-
Dimensões (cm): Alt. 15 x Larg. 10
-
Descrição: Fotografia com a fachada do Coliseu dos Recreios em Lisboa. Por estar situado nua rua estreia (Rua das Portas de Santo Antão), a fotografia está bastante escura na parte inferior da fachada, sendo bem visivel a parte superior.
-
-
Origem/Historial: COLISEU DOS RECREIOS (Lisboa)
Situado na Rua das Portas de Santo Antão.
O Coliseu dos Recreios nasceu da iniciativa de José Frederico Círiaco, Pedro António Monteiro, António Caetano Macieira e João Baptista G. de Ahneida.
Foi inaugurado em 14 de Agosto de 1890, antes de obras estarem terminadas. Edifício inovador na introdução da arquitectura do ferro, nomeadamente com a sua cupula. O telhado, também de ferro, foi instalado em 1889.
O traço da obra deveu-se aos engenheiros Goulard, pai e filho e a Manuel Garcia Junior. A constução metálica coube a Castanheira das Neves. A decoração ao pintor Eduardo Machado e a fachada é atribuída ao arquitecto Cesare Ianz.
O Coliseu dos Recreios era uma sala de espectáculos populares, estabelecendo preços baixos e com diversos tipos de espectáculos. Durante a primeira República foi uma sala onde foram apresentadas diversas óperas. Entre 1959 e 1981 os espectáculos liricos passaram a ser organizados em colaboração com o Teatro S. Carlos.
Entre 1992 1 994 sofreu obras de remodelação.
-
Incorporação: António Magalhães
-